Tecnologia

São Vicente está entre as 15 cidades brasileiras amigas do 5G

Município ocupa a 12ª posição, entre 201 municípios, e está em primeiro lugar entre as cidades da Região

Luana Fernandes

Publicado em 17/10/2023 às 18:45

Atualizado em 17/10/2023 às 19:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Internet 5G oferece uma navegação até 100 vezes mais rápida / Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Continua depois da publicidade

Incentivando através de políticas públicas e legislações específicas a oferta e criação de infraestrutura para a instalação da tecnologia 5G. Foi assim que a Prefeitura de São Vicente conseguiu alcançar a 12ª colocação no ranking das cidades brasileiras amigas do 5G. O levantamento analisou 201 municípios com mais de 150 mil habitantes e São Vicente ficou entre os mais bem colocados do país e o melhor classificado na Baixada Santista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Divulgada pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa empresas de telecomunicações e de conectividade, durante o Painel Telebrasil Summit 2023, nesta quarta-feira (13) a iniciativa premia e reconhece as medidas e ações dos municípios voltadas para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade 5G.Para o Prefeito Kayo Amado, alinhar a cidade com a tecnologia é prover acesso e letramento digital à população: "Estamos nos esforçando para melhorar a infraestrutura da cidade e tornar São Vicente uma cidade mais atrativa para as empresas. Com uma melhor conectividade podemos melhorar serviços importantes, aumentar as opções de ensino, pesquisas e consultas, sem falar na população que terá mais oferta de serviços, mais opções e qualidade".

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cidades paulistas são as mais preparadas para receber a internet 5G

• Apenas 58% das escolas no Brasil têm computador e internet para alunos

Demais cidades da Região

Apenas quatro cidades da Baixada Santista aparecem no ranking de Cidades Amigas do 5G. Além de São Vicente, que se destacou entre as quinze primeiras, temos Guarujá em 65º lugar, Praia Grande na posição 113º e Santos em 159º.

Continua depois da publicidade

Cidades de São Paulo lideram primeiras posições

O ranking Cidades Amigas do 5G tem como vencedor a cidade de Americana/SP, na edição de 2023. Entre as quinze cidades mais bem colocadas, nove são do estado de São Paulo:

1 - Americana 
2- Jacareí
3 - Pindamonhangaba
4 - Indaiatuba
5 - Jaú
6 - Mogi Guaçu
7 - Bauru
8 - Porto Alegre 
9 - Itu
10 - Araraquara
11 - Bragança Paulista
12 - São Vicente
13 - Ponta Grossa
14 - Campo Grande
15 - Rio Claro.

Continua depois da publicidade

Esse resultado foi obtido em função do Seminário Tecnocidades e das demais ações da agência Investe SP. Na edição deste ano, o ranking também classificou as cidades que mais avançaram posições e a cidade do interior paulista Americana também foi destaque nessa categoria, sendo a premiada da região Sudeste. São Vicente ocupou o 9º lugar nesta categoria.

Critérios

Entre os pontos que destacam as mais bem classificadas no ranking estão:

Continua depois da publicidade

  • Autorização para instalação de antenas celulares em até 60 dias;
  • Centralização e simplificação de procedimentos administrativos;
  • Processos e documentação claramente definidos; 
  • Cobrança das taxas condizentes com o custo do processo de licenciamento municipal.
  • O levantamento, contratado pela instituição, foi realizado pela consultoria Teleco e contabilizou, em sua avaliação, 201 municípios brasileiros, todos com mais de 150 mil habitantes.

O ranking “Cidades Amigas do 5G” substituiu o Cidades Amigas da Internet e se alinhou à chegada da nova tecnologia ao País no ano passado. Após mais de um ano de operação no Brasil, a cobertura de quinta geração já chegou a mais de 12,7 milhões de acessos e mais de 170 cidades atendidas.

Piores notas

A cidade com a pior nota geral no ranking de 2022 foi Petrolina, de Pernambuco. Já Palmas foi a capital com pior posição no ranking, ficando na 196ª posição. Na lista das dez cidades com piores notas também estão: Jundiaí/SP, Caucaia/CE, Olinda/PE, Maracanaú/CE, Taboão da Serra/SP, Ipatinga/MG, Maricá/RJ e Alvorada/RS.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software