Mesmo que os carregadores mais rápidos sejam considerados convenientes, é necessário cautela / Steve Johnson/Pexels
Continua depois da publicidade
Deixar os celulares carregando nem sempre pode ser uma tática válida para preservar os aparelhos. Segundo especialistas, mesmo que pareça inofensivo, é necessário se atentar a algumas porcentagens de sua duração, pois isso pode resultar no desgaste da bateria.
Para que ela dure mais, é preciso seguir algumas breves estratégias, incluindo não deixar o aparelho chegar a determinados números.
Continua depois da publicidade
Segundo o portal The Verge, os aparelhos aprendem os hábitos dos donos e evitam carregar até 100% da capacidade até uma hora antes do horário em que são normalmente desconectados.
Para que a bateria dure mais, é indicado que sua carga chegue, no máximo, a 80%. Isso acontece porque as baterias de íons de lítio, usadas na maioria dos smartphones, se degradam com o tempo, e esse processo é acelerado pelo calor e por ciclos completos de carga, quando chegam a 100%.
Continua depois da publicidade
Outra dica mencionada por especialistas é que o carregador deve ser conectado ao aparelho quando a carga estiver próxima dos 20%. Nesse cenário, o usuário evita que ela se descarregue por completo.
Mesmo que os carregadores mais rápidos sejam considerados convenientes, é necessário cautela. Seu uso frequente pode gerar mais calor e resultar no desgaste da bateria.
Segundo o especialista em baterias e fundador do site EV Charger Review, Michael Kim, o carregamento rápido aquece mais a bateria do que o carregamento lento.
Continua depois da publicidade
“Você não precisa de um carregador rápido na mesa de cabeceira enquanto dorme. Eu uso um carregador USB comum de 5V.”
Além disso, é importante desativar os anúncios que surgem como notificações nos aparelhos. Essa ação pode ajudar o celular a ficar mais rápido.
Para preservar o tempo de duração da bateria do celular, é recomendado não expor o aparelho a altas temperaturas. Durante o carregamento, se possível, retire a capinha para evitar o superaquecimento e evite usar o celular nesse meio tempo.
Continua depois da publicidade
Quanto à porcentagem de carga, o ideal é sempre ficar entre 20% e 80%, e optar por um carregamento moderado. Inclusive, alguns modelos como o Android e iPhone possuem uma função de controlar os níveis de carregamento, mas é necessário alterar o comando na aba de configurações.
Além disso, não é indicado deixar o celular carregando enquanto dorme, pois o aparelho conectado por horas com 100% da carga pode desgastar a bateria a longo prazo. Porém, os aparelhos mais modernos contam com sistemas que impedem que o carregador entregue energia o tempo todo.
*Com informações do Uol
Continua depois da publicidade