Tecnologia

Modernizou! iFood quer que você escolha comida e faça pedidos pelo WhatsApp

Nova assistente virtual permite escolher comida direto pelo mensageiro, entendendo desejos e sugerindo opções personalizadas

Giovanna Camiotto

Publicado em 12/10/2025 às 14:14

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A assistente Ailo pode te ajudar a escolher comidas e até sabores de pizza / Divulgação

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O iFood está entrando na “era dos agentes” e quer mudar a forma como os brasileiros pedem comida. A empresa lançou Ailo, uma assistente de inteligência artificial generativa que permite conversar, pedir recomendações e até fechar pedidos diretamente pelo WhatsApp.

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A proposta é tornar o processo mais rápido e prático, com sugestões que realmente façam sentido para o consumidor naquele momento. Nos testes, já é possível enviar mensagens como “quero um jantar romântico hoje”, “quero algo leve que chegue em até 30 minutos” ou “me mostra restaurantes com promoção”. É aí que Ailo entende o pedido e responde com opções personalizadas.

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Desde junho de 2025, mais de 70 mil pessoas testaram a novidade, totalizando 100 mil interações. Segundo o iFood, o uso do Ailo aumentou em 48% as chances de um pedido ser finalizado e tornou o processo 33% mais rápido em comparação com o fluxo atual do app.

Tá inovando!

 

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De acordo com Isabella Piratininga, diretora de Transformação Disruptiva do iFood, o objetivo é adaptar a experiência ao perfil de uso de cada pessoa. “Com Ailo, conseguimos acompanhar o cliente no canal que fizer mais sentido em cada ocasião, seja no WhatsApp, por texto ou voz, ou no app, de forma mais visual e exploratória”, explicou.

Por trás da assistente está o Large Commerce Model (LCM), desenvolvido em parceria com a Prosus, controladora do iFood. O sistema aprende com bilhões de interações reais — como cliques, buscas e avaliações — para identificar padrões de consumo e antecipar preferências. Com ele, o iFood já observou um aumento de quatro vezes no volume de pedidos a partir de notificações personalizadas.

Ailo combina modelos de IA de empresas como OpenAI, Anthropic e AWS, integrados ao LCM, o que permite entender linguagem natural e responder em tempo real, sempre com foco em segurança e privacidade.

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Para testar o recurso, basta ter um perfil no iFood e mandar um “oi” para o WhatsApp +55 11 91150-4025. Segundo a empresa, a IA deve ficar ainda mais inteligente à medida que mais pessoas interagirem com ela. A assistente ainda pode funcionar em diferentes canais e plataformas, no futuro.

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