O volume total de informações roubadas do Gmail é de 3,5 terabytes / Pexels
Continua depois da publicidade
Um megavazamento de dados sem precedentes atingiu o Gmail, o popular serviço de e-mail do Google, comprometendo cerca de 183 milhões de endereços e senhas de usuários em todo o mundo. A notícia foi divulgada nesta segunda-feira (27) pelo especialista australiano em cybersegurança Troy Hunt, criador da plataforma Have I Been Pwned.
Segundo Hunt, o volume total de informações roubadas é de 3,5 terabytes, expondo os dados de milhões de pessoas. O vazamento ocorreu originalmente em abril deste ano, mas só veio à tona recentemente, através da plataforma de monitoramento de Hunt.
Continua depois da publicidade
A plataforma Have I Been Pwned permite que qualquer usuário verifique se seu e-mail foi comprometido em alguma violação de dados nos últimos dez anos.
Se o seu e-mail estiver na lista de contas expostas, o site exibirá a seguinte mensagem de alerta: “Ah, não — pwned! Este endereço de e-mail foi encontrado em diversas violações de dados. Revise os detalhes abaixo para ver onde seus dados foram expostos”.
Continua depois da publicidade
A plataforma também detalha quais aplicações ligadas ao Gmail foram responsáveis pela exposição, a data do incidente e quais dados foram comprometidos.
O que fazer se seus dados vazaram: a orientação imediata é alterar a senha de acesso ao e-mail e ativar a autenticação multifator, um recurso de segurança que exige múltiplas etapas no login, dificultando invasões.
Continua depois da publicidade