Uma estratégia simples e prática pode ajudar a gerenciar o armazenamento do telefone celular / Agência Brasil
Continua depois da publicidade
A lentidão dos celulares se tornou uma das principais reclamações nos técnicos de aparelhos, seguido por queixas de tela congelada e travamento no sistema. No entanto, existem ajustes simples que restauram o funcionamento do dispositivo e os usuários podem até fazer em casa. Confira como resolver!
O desempenho do aparelho depende de vários fatores internos, desde número de aplicativos instalados, uso de configurações visuais e até o espaço disponível de memória interna. É importante ter essas informações antes de organizá-lo.
Continua depois da publicidade
A Avast indica reduzir ou eliminar animações e efeitos gráficos para liberar ciclos de GPU e CPU, algo que fará o desempenho melhorar drasticamente. O ajuste fica escondido dentro das configurações, na seção "Opções do Desenvolvedor", disponível nas configurações da maioria dos aparelhos Android.
A ação permite que o dispositivo redirecione o poder de processamento para tarefas essenciais e aplicativos prioritários, principalmente em aparelhos que já apresentam sinais de desgaste tecnológico. Ou seja, são considerados "ultrapassados".
Continua depois da publicidade
Veja outras dicas para impedir o baixo desempenho, segundo o canal do Teteu Tutors.
Outra dica é ativar as atualizações automáticas de aplicativos pela Google Play Store, incluindo serviços que fazem parte do sistema operacional do aparelho. O processo ajuda o dispositivo a receber melhorias, patches de segurança e correções de bugs sem intervenção manual.
Além disso, recomenda-se verificar se há novas versões pendentes do sistema na seção "Atualizações de Software". A inclusão das correções ajuda a otimizar os recursos internos, reduzindo as chances de lentidão.
Continua depois da publicidade
A Avast lembra que a limpeza do armazenamento interno é importante, já que os aparelhos ficam sobrecarregados quando o número de arquivos (fotos, vídeos, documentos e apps) excede a capacidade especificada pelo fabricante. O usuário ainda deverá limpar o cachê periodicamente para liberar espaço de armazenamento.
Caso as recomendações já tenham sido realizadas, a Avast sugere tentar reiniciar o aparelho para obrigar a limpeza da memória temporária e a restauração de serviços essenciais. Este procedimento deve ser feito pelo menos uma vez por semana.