X

Tecnologia

Deixou seu Whatsapp rosa? Agora suas fotos, vídeos e informações estão nas mãos de hackers

A empresa emitiu um alerta aos usuários e pediu para que as atualizações do Whatsapp sejam realizadas apenas através das lojas online oficiais, tais como PlayStore ou App Store

Da Reportagem

Publicado em 22/04/2021 às 17:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Essa atualização fraudulenta está disponível nas redes sociais através de um link. / Reprodução/Redes Sociais

Uma gracinha poder deixar seu Whatsapp cor de rosa, não é mesmo? Só que, infelizmente, esse recurso só existe nas mãos de pessoas especializadas em roubo de dados e demais informações. Dessa vez o malware (um código ou programa malicioso) está escondido por trás de uma função que permite colorir o aplicativo. Essa mesma função não está disponível no Whatsapp original.

Essa atualização fraudulenta está disponível nas redes sociais através de um link. Algumas pessoas já estão passando o link para outros contatos através do próprio Whatsapp. Após clicar o malware passa a ter acesso a todas as informações que estão no aparelho celular da vítima - desde agenda, fotos, vídeos, senhas etc. -.

O Whatsapp emitiu um alerta aos usuários e pediu para que as atualizações do programa sejam realizadas apenas através das lojas online oficiais, tais como PlayStore ou App Store.

A empresa antivírus que descobriu esse malware trata-se da ESET (dona do NOD 32). E eles dão uma dica de como se livrar do problema:

"Se você baixou o “WhatsApp Pink”, é possível removê-lo em Configurar > Apps e notificações. Ou, se preferir, instalando uma solução de segurança antivírus para Android que possa fazer uma varredura em seu dispositivo e remover automaticamente o malware".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Anticiclone deve atingir o litoral nos próximos dias; entenda o fenômeno

Toda a região Sudeste, Centro-Oeste e Sul devem ser impactadas

Cotidiano

Princípio de incêndio atinge borracharia em Santos e imagens impressionam; Veja vídeo

O incidente ocorreu na Avenida Visconde de São Leopoldo, bairro Valongo, por volta de 7h45

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter