Deixou seu Whatsapp rosa? Agora suas fotos, vídeos e informações estão nas mãos de hackers

A empresa emitiu um alerta aos usuários e pediu para que as atualizações do Whatsapp sejam realizadas apenas através das lojas online oficiais, tais como PlayStore ou App Store

Comentar
Compartilhar
22 ABR 2021Por Da Reportagem17h07
Essa atualização fraudulenta está disponível nas redes sociais através de um link.Essa atualização fraudulenta está disponível nas redes sociais através de um link.Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma gracinha poder deixar seu Whatsapp cor de rosa, não é mesmo? Só que, infelizmente, esse recurso só existe nas mãos de pessoas especializadas em roubo de dados e demais informações. Dessa vez o malware (um código ou programa malicioso) está escondido por trás de uma função que permite colorir o aplicativo. Essa mesma função não está disponível no Whatsapp original.

Essa atualização fraudulenta está disponível nas redes sociais através de um link. Algumas pessoas já estão passando o link para outros contatos através do próprio Whatsapp. Após clicar o malware passa a ter acesso a todas as informações que estão no aparelho celular da vítima - desde agenda, fotos, vídeos, senhas etc. -.

O Whatsapp emitiu um alerta aos usuários e pediu para que as atualizações do programa sejam realizadas apenas através das lojas online oficiais, tais como PlayStore ou App Store.

A empresa antivírus que descobriu esse malware trata-se da ESET (dona do NOD 32). E eles dão uma dica de como se livrar do problema:

"Se você baixou o “WhatsApp Pink”, é possível removê-lo em Configurar > Apps e notificações. Ou, se preferir, instalando uma solução de segurança antivírus para Android que possa fazer uma varredura em seu dispositivo e remover automaticamente o malware".