08 de Maio de 2024 • 19:58
Muitas empresasque já existiam precisaram se reinventar rapidamente para sobreviver ao período, / DIVULGAÇÃO
A crise econômica, acentuada pela pandemia causada pelo coronavírus, fez com que muitas pessoas ficassem desempregadas e de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 716 mil empresas fecharam as portas desde o início do isolamento social, que no Brasil começou em meados de março. Apesar disso, houve espaço para que muitos empreendimentos nascessem e se reinventassem neste período.
O momento permitiu que novas ideias surgissem e novos negócios começassem, registrando um crescimento acelerado. Do outro lado, muitas empresas, que já existiam, precisaram se reinventar rapidamente para sobreviver ao período, reforçando a máxima sobre a crise ser um momento de algumas raras e é verdade, escassas oportunidades.
Segundo pesquisa feita pelo Sebrae, o coronavírus mudou o funcionamento de 5,3 milhões de pequenas empresas no Brasil. Considerada uma das primeiras redes sociais de consumo local do Brasil, o MeuVizinho.me foi lançado em maio, durante o isolamento social, com o propósito de fomentar o comércio de bairro, ajudando os profissionais autônomos e pequenos empreendedores. A ideia foi do próprio fundador da plataforma, Carlos Ávila, que constatou que a maior parte das pessoas não sabem o que existe de serviço ou produto na vizinhança. A iniciativa rapidamente ganhou força e hoje possui mais de 10 mil usuários e está presente em mais de 450 cidades, em todos os estados do Brasil. O webapp é totalmente gratuito, tanto para quem procura pelos serviços quanto para quem divulga: não existem taxas de inscrição, comissões ou tarifas.
Já o aplicativo YUp! foi desenvolvido em menos de 15 dias e lançado em maio, oferecendo mais de 350 videoaulas e 8 mil horas de atividades físicas, de diferentes modalidades, para serem praticadas em casa. Os fundadores da plataforma já possuíam outro app, o yoooUp!, que permitia ao usuário malhar em qualquer academia, pagando apenas pela hora de treino. Mas, com o início do isolamento social e as academias fechadas, rapidamente se reinventaram e lançaram o YUp!. Atualmente, a plataforma já possui parceria com diversas academias, e reverterá parte do valor arrecadado com as videoaulas para hospitais e movimentos filantrópicos de combate ao coronavírus.
Diante do atual cenário de pandemia e enfrentamento da Covid-19, duas das maiores indústrias têxteis do país, a Cataguases e a Dalila Têxtil uniram suas expertises em uma parceria inédita no mercado para ampliar a distribuição de tecidos com acabamento antiviral - que atua na inibição da propagação do novo coronavírus, sem perder características essenciais como conforto e durabilidade. O objetivo dessa colaboração é garantir a chegada do acabamento o mais rápido possível aos consumidores. A tecnologia, aplicada em qualquer base de tecido, explora a versatilidade do produto para entregas 100% sustentáveis. Os resultados apresentaram alta eficiência contra o coronavírus, de 99,9% de inatividade, e a proteção se estende por, no mínimo, 50 lavações.
Com unidade em Curitiba, no Paraná, a Kenzie Academy, escola de programação, chegou ao Brasil em janeiro deste ano e adotou o modelo de aulas online para atender alunos em todo o país durante a pandemia. Com experiência adquirida no mercado americano, o propósito da escola é formar desenvolvedores web full-stack, capacitados em apenas um ano. Outro diferencial é a opção de realizar o curso sem qualquer custo, por conta do modelo de financiamento pelo Income Share Agreement (ISA), que permite ao aluno o pagamento do curso após a conclusão dos estudos - e apenas se conseguir recolocação profissional, com remuneração acima de R$ 3 mil. No primeiro semestre, a escola registrou 15 mil inscritos em seu processo seletivo.
Por fim, fundada em 2016, a Vulpi tem como objetivo recrutar e indicar profissionais de TI a partir da utilização de Inteligência Artificial no cruzamento de dados dos candidatos. A empresa viu na crise atual, de transformação e incertezas, com impactos na economia inevitáveis, o momento para abrir a plataforma, de forma gratuita, para ajudar os clientes a recrutar profissionais. Mesmo com setores demitindo, a área de tecnologia segue contratando. Outro ponto importante foi o investimento na educação de profissionais de RH, oferecendo cursos e conteúdos para preparar Tech Recruiters.
Santos
'013 Raiz' oferece mix diversificado de ingredientes à granel e outros itens para alimentação saudável em ambiente aconchegante, com cafeteria de frente para Orla.
Nacional
Hoon vem ao país como parte na campanha de divulgação do dorama 'A Vingança do Casamento Perfeito'