CAMPANHA DE 1 A 11

Amazon investirá R$ 1 bilhão em São Paulo, afirma Doria

Nos próximos dois anos, a líder de computação em nuvem ampliará sua infraestrutura no estado de São Paulo, que é a única na América Latina

Comentar
Compartilhar
05 FEV 2020Por Da Reportagem10h35
A iniciativa é fruto de um trabalho que contou com a assessoria da InvestSPFoto: Governo do Estado de São Paulo

O Governador João Doria e a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, se reuniram nesta terça-feira (4) com o Vice-presidente mundial de Políticas Públicas da Amazon Web Services (AWS), Shannon Kellogg. A empresa norte-americana confirmou investimento de R$ 1 bilhão nos próximos dois anos para expansão de sua infraestrutura em nuvem na América do Sul. O dinheiro será usado na ampliação de data centers, expandindo a oferta de serviços de computação em nuvem para suportar a crescente adoção da AWS por clientes dos setores privado e público.

"Com esse investimento importante da AWS, empresa de computação em nuvem da Amazon, vamos gerar mais emprego, tecnologia e oportunidade também para as startups, inserindo o estado de São Paulo no contexto mundial", comentou Doria. 

A empresa de infraestrutura em nuvem da Amazon em São Paulo é a única hoje na América Latina. A iniciativa é fruto de um trabalho que contou com a assessoria da InvestSP, sendo resultado de reuniões realizadas durante missão do Governo de São Paulo aos EUA, em novembro.

O anúncio de hoje se une à recente assinatura do acordo de colaboração entre o Centro Paula Souza e a AWS para acesso aos programas de aprendizagem da plataforma de serviços de nuvem da empresa. Os alunos Centro Paula Souza do eixo de Tecnologia e Comunicação, são beneficiados com a aprendizagem virtual da AWS, sobretudo os estudantes do curso de Computação na Nuvem do programa Novotec, que foi desenvolvimento em parceria com a AWS e é um dos 31 cursos oferecidos pela modalidade Novotec Expresso.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico ressalta que o compromisso do Governo de São Paulo é com o desenvolvimento econômico e apoio à tecnologia e inovação. "Estamos muito felizes, não somente pelo que isso representa de oportunidade para as pessoas que vão trabalhar nesses data centers e empresas startups que vão ter acesso a essa tecnologia, mas também o salto tecnológico que daremos para trabalhar com segurança cibernética e tudo que tem a ver com governança digital".

Sobre a Amazon Web Services
Por quase 14 anos, a Amazon Web Services é a plataforma de nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS oferece mais de 175 serviços completos para cloud computing como machine learning e inteligência artificial (IA), e Internet das Coisas (IoT). Presente em 22 regiões geográficas, dentre elas o Brasil (São Paulo), a AWS atende milhões de clientes – incluindo startups em rápido ritmo de crescimento. As maiores empresas e as principais agências governamentais confiam no AWS para viabilizar suas infraestruturas, agilizá-las e reduzir custos.