Esses pontos coloridos funcionam como um lembrete visual no celular / Pexels
Continua depois da publicidade
Com a evolução digital, passamos a depender intensamente dos smartphones para socialização, trabalho e comunicação. Contudo, essa dependência também expõe nossa privacidade a ameaças constantes.
Para combater essa preocupação, tanto a Apple (iOS) quanto o Google (Android) implementaram uma função crucial que muitos usuários ainda desconhecem: os pequenos pontos coloridos que surgem no topo da tela.
Continua depois da publicidade
Lançada inicialmente no iPhone com o iOS 14 (em 2020) e adotada pelo Android a partir da versão 12 (em 2021), essa função visa aumentar a transparência e dar ao usuário o controle sobre o que o aparelho está "ouvindo" ou "vendo".
Esses pontos coloridos funcionam como um lembrete visual e imediato de que os recursos de vigilância do seu dispositivo estão ativos. Eles são especialmente valiosos em momentos em que você não está usando ativamente o microfone ou a câmera.
Continua depois da publicidade
Se você estiver lendo um e-mail, navegando na web ou ouvindo música e, de repente, notar um ponto verde (ou laranja) aparecer no topo da tela, isso é um sinal de alerta. Isso indica que algum aplicativo em segundo plano está acessando seus sensores.
Nessa situação, você deve verificar imediatamente quais aplicativos estão abertos ou em execução e se você concedeu a eles permissão para usar o microfone ou a câmera. Se não houver razão para o aplicativo estar "escutando" ou "vendo", você pode e deve desativar essa permissão nas configurações de privacidade do seu sistema operacional.