O WhatsApp é famoso no mundo todo / Imagem gerada por IA
Continua depois da publicidade
O WhatsApp está trabalhando em um novo recurso para reduzir o envio de spam na plataforma. Apesar de já contar com um sistema automático de detecção e bloqueio de mensagens indesejadas, a empresa busca soluções adicionais para tornar o aplicativo mais seguro e organizado para usuários e empresas.
A estratégia em desenvolvimento consiste em limitar o número de mensagens enviadas por mês que não recebem resposta. Em outras palavras, mensagens ignoradas pelos destinatários serão contabilizadas para o limite mensal, enquanto as respondidas não afetarão o total.
Continua depois da publicidade
A ideia é que apenas conteúdos potencialmente indesejados sejam restringidos, sem impactar a comunicação normal entre amigos, familiares ou clientes. Veja outras funcionalidades na galeria abaixo.
Segundo informações fornecidas ao TechCrunch, o recurso ainda está em fase de testes e poderá ser ajustado antes do lançamento oficial. O limite exato de mensagens por mês ainda não foi definido, mas a plataforma deve disponibilizar avisos quando o usuário estiver próximo de atingir o limite, permitindo que ele ajuste o envio de mensagens.
Continua depois da publicidade
O WhatsApp enfatiza que a intenção não é prejudicar o uso diário do aplicativo para usuários comuns, mas sim conter abusos e excesso de mensagens não solicitadas. A empresa prevê que a novidade seja implementada nas próximas semanas em alguns países, após testes em larga escala.
Com o crescimento das comunidades, grupos e mensagens comerciais, a quantidade de mensagens recebidas pelos usuários aumentou significativamente. A nova ferramenta pretende organizar melhor a comunicação, tornando a experiência mais segura e menos saturada de conteúdos indesejados.