Tecnologia
Segundo a plataforma, a decisão está ligada às atualizações constantes de segurança, desempenho e novas funcionalidades, que exigem sistemas operacionais mais recentes
A medida atinge principalmente dispositivos de marcas populares como Apple, Samsung, LG, Motorola, Sony, Huawei e HTC, muitos deles ainda em uso no Brasil / Pexels
Continua depois da publicidade
O ano de 2026 começa com uma mudança importante para usuários de smartphones mais antigos: o WhatsApp deixará de ser compatível com diversos modelos de celulares, que não atendem mais aos requisitos técnicos mínimos do aplicativo de mensagens.
Segundo a plataforma, a decisão está ligada às atualizações constantes de segurança, desempenho e novas funcionalidades, que exigem sistemas operacionais mais recentes. Com isso, aparelhos lançados há mais de uma década passam a não suportar as versões atualizadas do aplicativo.
Continua depois da publicidade
A medida atinge principalmente dispositivos de marcas populares como Apple, Samsung, LG, Motorola, Sony, Huawei e HTC, muitos deles ainda em uso no Brasil.
Em nota publicada em sua plataforma oficial, o WhatsApp informou que avisa os usuários com antecedência antes de encerrar o suporte a determinado sistema operacional. Além disso, a empresa afirma que envia lembretes frequentes para que os usuários atualizem o sistema ou troquem de aparelho, quando possível.
Continua depois da publicidade
'Antes de deixar de oferecer suporte para um sistema operacional, exibimos uma notificação e enviamos lembretes solicitando a atualização', informou o WhatsApp.
Apple
iPhone 5
Continua depois da publicidade
iPhone 5c
iPhone 5s
iPhone 6
Continua depois da publicidade
iPhone 6 Plus
Samsung
Galaxy S3
Continua depois da publicidade
Galaxy S4
Galaxy S5
Galaxy Note 2
Continua depois da publicidade
Galaxy Core
Galaxy Trend
Galaxy J2
Continua depois da publicidade
LG
Optimus L3
Optimus L5
Continua depois da publicidade
Optimus L7
Optimus F5
Optimus L3 II Dual
Optimus L5 II
Motorola
Moto G
Moto E (1ª geração)
Sony
Xperia Z2
Xperia Z3
Huawei
Ascend Mate
Ascend G749
Ascend D2
HTC
Modelos mais antigos da marca
Nos aparelhos listados, o WhatsApp deixará de receber atualizações e, com o tempo, poderá parar de funcionar completamente, impedindo o envio e o recebimento de mensagens, chamadas e acesso a novos recursos.
A recomendação é que os usuários façam backup das conversas, atualizem o sistema operacional — quando possível — ou avaliem a troca do dispositivo para continuar utilizando o aplicativo normalmente.
A mudança reforça uma tendência já adotada por outras plataformas digitais, que priorizam segurança e inovação, mesmo que isso signifique o fim do suporte a aparelhos mais antigos.