X

Sindical e Previdência

Vereador quer que Direitos Humanos da OEA apure torturas

Parlamentar pede apuração dos fatos à entidade internacional e anexa ao ofício a série de reportagens publicadas no DL.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 01/11/2012 às 12:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O vereador Antônio Banha Joaquim (PMDB), encaminhou ontem ofício à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), com sede em Washington, Estados Unidos, pedindo que àquela entidade internacional, apure os atos de torturas e humilhações contra os presos do navio-prisão Raul Soares, que durante seis meses permaneceu no Porto de Santos, de abril a outubro de 1964.

O vereador santista faz um relato dos fatos relembrados em recentes reportagens do Diário do Litoral na série Democracia à Deriva e junta os textos publicados entre 21 e 29 de outubro, para justificar seu pedido e fundamentar sua denúncia. 

“A série de reportagens sobre o navio Raul Soares, que foi transformado num presidio flutuante em pleno porto de Santos, entre abril a outubro de 1964, feita recentemente por jornal  Diário do Litoral,  reviveu uma história que estava adormecida, e na qual os direitos humanos de dezenas de pessoas foram vilipendiados”, relata o vereador.

E prossegue: “Os fatos ocorreram em 1964, época da Ditadura Militar no Brasil, mas até hoje não foram devidamente esclarecidos e nem apurados pelo Governo Brasileiro, que é País membro desta organização. Recorro à esta OEA, para que possa tomar providências perante o Governo Brasileiro, que neste ano instalou uma Comissão Nacional da Verdade para apurar crimes de torturas ocorridos no passado, só que os fatos ocorridos nesse referido navio-prisão não constam, até o momento, na lista dos casos a serem apurados”.
 
Banha quer que Direitos Humanos da OEA apure torturas (Foto: Matheus Tagé/DL)
 
Depoimentos ao DL

Banha relata que as reportagens trouxeram outras verdades à tona e suscitaram sentimentos de revolta na população de Santos ao tomarem conhecimento da impunidade, principalmente, devido aos relatos de dor, tortura e sofrimento, em depoimentos feitos por presos torturados, já em idade bastante avançada, e que querem ver a verdade ser apurada.
 
Após fundamentar seu pedido em 24 artigos da Organização das Nações Unidas (ONU) que foram violados pela ditadura militar, o vereador conclui mencionando: “ não preciso me alongar com detalhes dos fatos, pois eles estão claros e minuciosos nas reportagens do Diário do Litoral em anexo. Após a leitura das mesmas, os senhores terão a dimensão do problema e saberão, por certo, avaliá-lo para que sejam tomadas as providências para que o Governo Brasileiro apure a verdade sobre as torturas e humilhações dos atos praticados pela ditadura militar”.
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter