X

Sindical e Previdência

Trabalhadores e aposentados protestam contra Governo em Santos

Manifestações foram contra medidas que mudam regras trabalhistas e previdenciárias

Publicado em 31/03/2015 às 10:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cerca de 500 trabalhadores e aposentados fizeram ontem, no centro de Santos, uma manifestação contra as novas regras que reduzem direitos trabalhistas e previdenciários e também contra o projeto de lei 4330(terceirização de serviços), que será votado na próxima semana na Câmara Federal, em Brasília.

Os aposentados, em maior número, aproveitaram para protestar contra o Governo, que retirou o projeto de lei que previa aumento real para a categoria, substituindo-o por uma medida provisória, que não contempla nenhum aumento acima da inflação para os benefícios do INSS.

As manifestações foram promovidas por três centrais sindicais: Força Sindical, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e União Geral dos Trabalhadores (UGT). O protesto, ocorrido de forma pacífica, sem interferência política, acabou ganhando adesões e aplausos, conforme os manifestantes percorriam as ruas do centro em direção ao Paço Municipal.

A concentração foi na Praça dos Andradas. Por volta das 10 horas, a passeata percorreu as  ruas Amador Bueno, D. Pedro II, General Câmara e terminou na Praça Mauá, com uma concentração. No local, sindicalistas fizeram discursos e convocaram todos para uma nova manifestação, no dia 12, na Praça Independência, no Gonzaga.

Centrais sindicais promoveram passeata pelas ruas do Centro (Foto: Matheus Tagé/DL)

Restrições

As medidas provisórias  664 e 665 que impõem restrições nas pensões e auxílio-doença dos segurados do INSS foram duramente criticadas pelos sindicalistas Herbert Passos Filho, diretor da Força Sindical na Baixada Santista, Paulo Pimentel, PP, diretor da NCST e Arnaldo Biloti, coordenador da UTG em Santos, além de outros oradores.

“É um absurdo o que estão fazendo com as pensões, que serão temporárias e não mais vitalícias e em valores de 50% do salário do segurado, mais 10% por dependente. O Governo vai criar graves problemas sociais no futuro, pois quando essas pensionistas  mais precisarem do dinheiro das pensões, que é na velhice, ficarão totalmente desamparadas e desprotegidas socialmente”, disse Herbert Passos Filho, que também é presidente do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista.

“Nós não podemos nos calar. Temos mesmo que protestar e cobrar do Congresso Nacional que não aprove essas medidas provisórias e nem o projeto da terceirização de serviços, que vai precarizar as relações de trabalho. Hoje, temos um crescimento no número de desemprego no País e a terceirização, caso seja aprovada, vai levar o mundo do trabalho para o abismo, e sem condições de sair dele. Temos que reverter essa situação”, relatou o sindicalista Paulo Pimentel, PP, mais antigo sindicalista da região e presidente do Sintrasaúde.

“As restrições ao seguro-desemprego é mais um dos absurdos impostos pela MP 664. Milhões de trabalhadores vão ficar sem ter esse direito, exatamente num momento de desemprego crescente no Brasil. A rotatividade de mão-de-obra é grande e muitos trabalhadores dependem desse benefício para terem a dignidade preservada enquanto procuram outro emprego. Nós não podemos aceitar retrocessos nos direitos dos trabalhadores, que foram conquistados com muita luta e sacrifício”, mencionou Arnaldo Azevedo Biloti, que preside o Sincomerciários de Santos e Região.

Aposentados

Já os aposentados, que compareceram em grande número ao protesto, querem que o Governo reveja a política de reajuste da categoria. “Quem ganha salário mínimo já possui a política de valorização, com reajuste anual pela inflação, mais 50% do crescimento da economia do País nos últimos dois anos, o que faz com que obtenham um ganho real. E os aposentados que ganham acima do mínimo continuam tendo perdas enormes, pois só lhes é repassado o índice inflacionário. Só que o custo de vida para os idosos tem crescido bastante e o Governo precisa rever esse seu conceito”, explicou Antônio Carlos Domingues da Costa, presidente da Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas(Anapi), a Força Grisalha.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter