Requerimentos e concessões de aposentadorias sofreu redução em relação a 2015 / Matheus Tagé/DL
Continua depois da publicidade
Para orientar os segurados do INSS da Baixada Santista, Litoral e Vale do Ribeira, o Diário do Litoral, entrou em contato com a Previdência Social, a fim de esclarecer dúvidas sobre as pericias médicas, que terá novas regras dentro de mais alguns dias. A assessoria de imprensa do INSS em São Paulo respondeu às perguntas feitas por leitores.
O número de requerimento e concessões de aposentadorias, por exemplo, sofreu redução em relação ao mesmo período de 2015. Mesmo assim o INSS paga mais de 200 mil aposentadorias e mais de 87 mil pensões na região de Santos.
Continua depois da publicidade
Outro número relevante é o de invalidez por acidentes de trabalho que atingiu 5.212, além de 1.788 pensões por morte em acidentes de trabalho. Apresentamos também um balanço geral dos benefícios pagos nos últimos três anos. São mais de 353 mil benefícios pagos nas cidades da Baixada Santista, Litoral e Vale do Ribeira.
DL - Qual o tempo de espera, hoje, para a realização de perícias médicas?
INSS - O tempo médio de espera, entre o segurado fazer o agendamento e ser atendido na perícia médica, é de 39 dias na região de Santos, neste mês.
Continua depois da publicidade
DL - Quantas cidades abrange o INSS na região de Santos?
INSS - A região de Santos abrange as agências da Previdência Social em Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Registro, Santos, São Vicente, Praia Grande, Miracatu, Mongaguá, Peruíbe, Bertioga, Cajati e Iguape. Nessas três últimas, não há perícia médica e esse serviço é realizado em outras unidades do INSS.
DL - Os pedidos de aposentadorias têm crescido. Qual a média de concessões desse benefício?
INSS - Não. A média, na região de Santos, é de 2.321 pedidos mensais de aposentadoria em 2015 e, neste ano, 2.037 pedidos mensais.
DL - Quantas aposentadorias são pagas na região, bem como pensões.
INSS - Na região Santos, o INSS pagou 200.336 aposentadorias e 87.366 pensões na competência fevereiro (pagamento entre o final de fevereiro e início de março).
Continua depois da publicidade
DL - Em relação aos benefícios por acidente de trabalho e também de segurados beneficiados com o auxílio-acidente, quantos benefícios estão sendo pagos?
INSS - Na região de Santos, o INSS pagou 1.689 auxílios-doença por acidente de trabalho, 5.212 aposentadorias por invalidez por acidente de trabalho 1.788 pensões por morte por acidente de trabalho e 8.502 auxílios-acidente na competência fevereiro. O auxílio-acidente é pago pelo INSS quando o segurado tem alta do auxílio-doença para voltar ao trabalho, mas ficam sequelas.
DL - Quantos benefícios são pagos na região num balanço geral sobre todos benefícios e a quantidade em dinheiro paga em todos benefícios mensais. Qual o valor pago no ano de 2015 e também em 2014, em termos de comparação?
INSS- Total de benefícios pagos (aposentadorias, pensões, auxílio-doença, salário-maternidade, assistenciais, entre outros), na região de Santos, na competência fevereiro de cada ano está no quadro abaixo:
Quantidade de benefícios Valor dos benefícios
Fevereiro de 2014: 339.752 416.287.923,25
Fevereiro de 2015: 348.565 458.276.193,34
Fevereiro de 2016: 353.600 518.857.311,10
Continua depois da publicidade
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que iniciou os depósitos dos benefícios referentes à folha de março, na última quinta-feira (24), e suspendeu-os na última sexta(feriado da Paixão de Cristo) , vai retomar o pagamento dos benefícios a partir de amanhã O pagamento é para quem ganha o piso nacional.
Os segurados que ganham acima do piso terão seus benefícios depositados a partir do dia 1º de abril.
O pagamento para aqueles que recebem acima do mínimo começa com o depósito para os segurados que possuem cartão com final 1 e 6, desconsiderando-se o dígito. Os pagamentos se estendem até 7 de abril.
Continua depois da publicidade