X

Sindical e Previdência

Temer retira urgência de projeto que prejudica servidores

Projeto do Governo, caso aprovado, vai retirar direitos dos servidores, entre eles o fim da estabilidade

Da Reportagem

Publicado em 03/06/2016 às 11:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mobilização de servidores fez com que a Câmara de Santos aprovasse moção de apoio à categoria na luta contra o projeto. Sessão foi acompanhada pelo funcionalismo / Matheus Tagé/DL

O presidente da república interino, Michel Temer (PMDB), retirou o caráter de urgência do projeto de lei federal 257 2016, que revoga direitos do funcionalismo estadual, municipal e prejudica o serviço público em todo o país.

A medida  está sendo comemorada pela diretoria do Sindicato dos Servidores Estatutários Municipais de Santos (Sindest), cujo presidente licenciado Fábio Marcelo Pimentel, se empenhou bastante na mobilização da categoria contra esse projeto.

Segundo o diretor do Sindest, Beto Santos, o projeto agora tramita de forma ordinária, ou seja, passará pelas comissões de redação e justiça, serviço público, finanças e direitos da cidadania da câmara federal.

O sindicalista explica que o processo será mais demorado e diz que os servidores “ganharam tempo para melhor combatê-lo. Os protestos da categoria, em todo o Brasil, surtiram o efeito desejado”.

“Vencemos uma etapa, mas isso não significa, entretanto, que a batalha está encerrada. Temos que prosseguir na luta para inviabilizar definitivamente o projeto”.
 
Estratégia

O diretor do Sindest acha que Michel Temer retirou a urgência do projeto não só por causa da campanha feita pelo funcionalismo em nível nacional, “mas também por estratégia política. Ele não quer enfrentar duas batalhas difíceis ao mesmo tempo, que são a reforma da previdência social e essa reestruturação do serviço público”.
O diretor do Sindest adverte que “o perigo continua. O projeto está em análise pelos parlamentares. Apenas ganhamos tempo para executar um ‘lobby’ junto aos deputados”.

O Sindest promoveu várias atividades contra o projeto de lei, remetido ao Congresso Nacional em março, pela presidente Dilma Rousseff (PT), e mobilizou até os ­vereadores.

Para Beto, a moção de repúdio à medida, mandada ao congresso nacional pelo legislativo santista, a pedido do sindicato, teve efeito positivo. O documento, assinado pela unanimidade dos vereadores, está anexado ao processo, em Brasília, assim como outros apresentados Brasil afora.
 
Precarização

O projeto tramita na câmara dos deputados desde 23 de março e prevê, entre outras medidas, o fim de concursos públicos. “Não é uma iniciativa contrária apenas aos interesses dos servidores, mas desprezível também para o povo, que será prejudicado com a precarização do serviço público”, diz Beto.

A medida, segundo ele, reduz a presença do estado na saúde, educação e segurança pública, deixando para os governos apenas questões jurídicas e de fiscalização.

Além de proibir reajustes salariais por 24 meses, a partir de sua aprovação, o projeto estabelece programa de demissão voluntária (PDV), impede novas contratações, permite exoneração de servidores concursados e inclui terceirizados no setor.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter