X

Sindical e Previdência

Servidores de Santos pedem reajuste em ato público no Centro

Manifestação cobrou uma resposta do executivo à pauta salarial da categoria, cuja data-base é 1º de fevereiro

Da Reportagem

Publicado em 08/02/2017 às 21:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Sindicalista Fábio Pimentel , presidente do Sindest, fazendo discurso na manifestação de ontem no Centro / Rodrigo Montaldi/DL

Com ameaça de greve em março, o sindicato dos servidores municipais estatutários de Santos (Sindest) promoveu ontem, um ato público na Praça Mauá, em frente ao Paço Municipal.

A mobilização, com discursos de sindicalistas e pessoal de base, às 17 horas, cobrou uma resposta do executivo à pauta salarial da categoria, cuja data-base é 1º de fevereiro.

A revolta dos servidores contra o prefeito Paulo Alexandre Barbosa ficou evidenciada a cada discurso de sindicalistas. Segundo o presidente do Sindest, Fábio Pimentel, o prefeito não está respeitando os servidores.

“Ao não dar uma satisfação do reajuste aos servidores, o prefeito age como se estivesse desrespeitando o funcionalismo porque tempo para uma posição sobre nossas reivindicações ele teve de sobra, pois nossa pauta foi entregue  em dezembro”, diz o ­sindicalista.

Como não houve ontem nenhum  resposta por parte da Administração Municipal sobre o reajuste da categoria, os servidores decidiram manter a mobilização e hoje, à noite, terão mais uma assembleia, que será no  Sintrasaúde, na Avenida Ana Costa, 70.

Fábio Pimentel lembra que, no primeiro ano do primeiro mandato do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, a categoria se rebelou contra um reajuste salarial de 1,5% proposto pelo executivo.

As mobilizações começarem em fevereiro de 2013 e culminaram com uma greve de 24 horas, em 26 de março: “Agora, no primeiro ano do segundo mandato, a história parece que se repetirá”, diz Fábio.

“Desta vez, Paulo Alexandre vira as costas para o servidor e fica mudo”, lamenta o presidente do Sindest.

Ao longo do mês, caso Paulo Alexandre não apresente contraproposta satisfatória, o Sindest continuará promovendo manifestações, atos públicos e assembleias. “Falta bom-senso ao prefeito”, diz Pimentel.

Secretário de Gestão diz que haverá reunião sobre o assunto

Em meio ao barulho proveniente do carro de som e oriundo dos discursos de sindicalistas, que eram ouvidos em todos andares do Paço Municipal, o secretário de Gestão Carlos Teixeira, Cacá, recebeu a reportagem do Diário do Litoral, em seu gabinete no 4º andar do prédio.

“Temos que ver a realidade financeira do município e da Administração”, disse Cacá. “Compreendemos que essas manifestações fazem parte do processo democrático”, prosseguiu.

Ele disse que foi elaborada uma planilha, onde consta a situação financeira do município. “Teremos uma reunião amanhã (hoje) para analisar essa planilha e depois vamos ver o que podemos fazer”, concluiu o Secretário de Gestão que não forneceu detalhes. Diz que o reajuste atinge 12.500 servidores de Santos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter