X

Sindical e Previdência

Representantes dos trabalhadores portuários tomam posse hoje no CAP

São oito representantes escolhidos pelas federações de trabalhadores portuários e avulsos

Publicado em 09/05/2014 às 11:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

 Os oito dirigentes sindicais representantes dos trabalhadores portuários no Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos tomam posse hoje, às 14h30, durante a 368ª Reunião Ordinária do órgão. As designações  atenderam ao disposto na Portaria nº 244, publicada pela Secretaria de Portos em novembro do ano passado.

Os quatro conselheiros titulares e respectivos suplentes foram escolhidos pelas três federações que representam os portuários em todo território nacional: Federação Nacional dos Estivadores (FNE), Federação Nacional dos Conferentes, Consertadores, Vigias, Trabalhadores de Bloco e Arrumadores (FENCCOVIB) e Federação Nacional dos Portuários (FNP).

O presidente do Sindicato dos Conferentes, Marco Antonio Sanches, será o representante titular nomeado pela FENCCOVIB, cabendo à suplência ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Bloco, Jozimar Bezerra de Menezes. Já o presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos, Rodnei Oliveira da Silva, foi designado membro titular pela FNE. Ele terá o também estivador João Carlos Ribeiro como adjunto.

O presidente do Sindicato dos Operadores de Guindastes e Empilhadeiras do Estado de São Paulo (Sindogeesp), Guilherme do Amaral Távora, será titular, representando a FNP. Na suplência estará o presidente do Sindaport, Everandy Cirino dos Santos.

Conselho discute problemas no Porto de Santos (Foto: Luiz Torres/DL)

Com direito a uma segunda nomeação por conta dos empregados na administração do porto de Santos, a FNP nomeou conselheiro titular o presidente do Sindicato dos Operários Portuários em Capatazia (Sintraport), Robson Apolinário, que terá como eventual substituto o presidente da Associação dos Conferentes de Capatazia, Pedro Luiz Pacheco.

Marco Sanches encara o novo desafio com otimismo. “Mesmo transformado em órgão consultivo, o CAP seguirá como um dos principais palcos não só para se discutir os problemas do seguimento como também para se delinear os estudos e projetos visando o progresso e o desenvolvimento do Porto de Santos”. O conferente é vice-presidente da Fenccovib.

Vigente desde junho de 2013, a nova Lei dos Portos - 12.815 retirou do colegiado suas atribuições deliberativas, o que desagradou os sindicalistas. “Foi sem dúvida alguma o ponto negativo do atual marco regulatório e um grande retrocesso para o sempre saudável debate da questão portuária”, disse Guilherme do Amaral.
Para Rodnei Oliveira da Silva, as primeiras reuniões serão decisivas para o futuro do colegiado. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter