X

Sindical e Previdência

Projeto de lei suspende cobrança de empréstimos consignados durante calamidade pública

Texto, que tramita na Câmara dos Deputados, acrescenta um dispositivo à Lei do Crédito Consignado

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 21/10/2020 às 13:00

Atualizado em 21/10/2020 às 13:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O projeto também determina a renegociação dos empréstimos com alongamento de prazo e adequação dos juros / Marcos Santos/USP Imagens

A proposta do deputado licenciado Derci de Matos prevê a interrupção, em caso de calamidade pública nacional aprovada pelo Congresso, dos pagamentos das parcelas de empréstimos consignados por pessoas físicas. De acordo com o projeto de lei, a suspensão deverá valer do início da vigência do estado de calamidade até 90 dias após seu fim.

O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, acrescenta um dispositivo à Lei do Crédito Consignado. A proposta será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação e; de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Renegociação

O projeto também determina a renegociação dos empréstimos com alongamento de prazo e adequação dos juros. A partir disso, não haverá cobrança de taxas ou encargos, nem a inscrição dos devedores em cadastro de inadimplentes.

A proposta também limita a taxa Selic a 110% para idosos que recebem aposentadoria com recursos públicos. “Tais empréstimos, por serem honrados pela União, apresentam risco baixíssimo de não pagamento e, portanto, não haveria por que cobrar um spread de crédito muito elevado”, diz o parlamentar.

Com informações da Agência Câmara de Notícias e da Gazeta de São Paulo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

Cotidiano

Fila de espera na balsa chega a 30 minutos na travessia Guarujá e Santos

Ambos os sentidos tem esse tempo estimado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter