Sindical e Previdência

Processo eletrônico trabalhista é instalado em São Vicente

Solenidade contou com a presença da presidente do TRT/SP, desembargadora Silvia Devonald. Cubatão e Praia Grande já possuem este sistema

Publicado em 02/07/2015 às 11:46

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

 “Em um ano e meio, o processo físico(de papel) vai acabar em toda Justiça do Trabalho sob a jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/SP). Este é mais um passo que estamos dando hoje, com a instalação do Processo Judicial Eletrônico (PJE) aqui no Fórum Trabalhista de São Vicente  rumo à essa nova realidade.” A informação é da presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/SP), desembargadora Silvia Devonald, que ontem esteve em São Vicente para a inauguração do novo sistema.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Na presença de advogados trabalhistas e juízes do trabalho da região, a desembargadora enalteceu o novo sistema. “Ele vai agilizar em 70% o andamento processual e dar celeridade aos julgamentos”, disse Silvia Devonald.

Ao Diário do Litoral, a presidente do TRT/SP informou que a Baixada Santista já possui dois municípios neste sistema: Cubatão e Praia Grande. “Os próximos fóruns trabalhistas que receberão o benefício judicial serão Guarujá, no dia  28 de agosto, e Santos, no dia 25 de setembro.

Silvia fala da agilidade processual com PJE (Foto: Luiz Torres/DL)

Continua depois da publicidade

Silvia Devonald disse que até o final de sua gestão, em outubro de 2016, uma outra novidade estará implantada na Justiça do Trabalho: a videoconferência que vai possibilitar o depoimento de testemunhas à distância, sem necessidade de cartas precatórias( quando a testemunha mora em outra Comarca) e a sustentação oral de advogados entre os fóruns trabalhistas e o Tribunal, em São Paulo.

Apesar do clima de festa pela novidade implantada, os servidores federais, em greve há 20 dias, fizeram uma manifestação em frente ao Fórum Trabalhista de São Vicente. A presidente do TRT recebeu uma comissão, com três servidores e, em reunião antes da solenidade, ouviu suas reivindicações e esclareceu algumas questões. 

A diretora do Fórum Trabalhista de São Vicente, juíza Alcina Beres, disse que  as duas varas trabalhistas do município passarão a funcionar, a partir de hoje, de maneira híbrida (com processos físicos e eletrônicos). “Todas as novas ações tramitarão exclusivamente no sistema PJe-JT. Os processos já ajuizados e distribuídos, bem como eventuais ações acidentais relativas a eles, continuarão tramitando no formato tradicional”, concluiu.
 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software