X

Sindical e Previdência

Previdência só será votada com debate ‘maduro’, diz ministro

Segundo o ministro-chefe da Secretaria Geral da Previdência, Moreira Franco, o governo trabalha com números

Folhapress

Publicado em 12/12/2017 às 12:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Moreira Franco evitou ontem estabelecer uma data para que a proposta de reforma da Previdência seja votada / Beth Santos/Secretaria-Geral da PR

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Moreira Franco, evitou ontem estabelecer uma data para que a proposta de reforma da Previdência seja votada, limitando-se a dizer que o debate no Congresso começa na quinta-feira (14) e que a apreciação se dará quando ele estiver ­“maduro”.

“Não vou tirar aqui de ‘mãe Dinah’, saber o dia da votação. Não se sabe. Política se trabalha com fatos e o fato é que na quinta-feira o debate vai ser iniciado e a expectativa é que haja muito pouca dúvida dos dois lados”, disse ele em evento promovido pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.

Moreira Franco evitou também dizer se a proposta pode ser votada no ano que vem. “Política se trabalha com fatos [e não projeções]. O fato é o seguinte: começamos a discussão na quinta e o objetivo é que se vote o mais rápido possível”, disse ele.

Segundo o ministro, o governo trabalha com números. As objeções em relação à reforma, afirmou, têm base em “informações equivocadas”, já que a proposta não afetaria trabalhadores do campo, idosos e pessoas com deficiência, além daqueles que têm direito adquirido.

Ameaça

Ao falar sobre a possibilidade de partidos fecharem questão sobre a reforma da Previdência e estabelecerem punição para os dissidentes, Moreira Franco disse que a definição da punição antes da votação é ameaça.

“Se for fechar a questão e já definir a punição se está ameaçando”, diz ele. PMDB, PTB e PPS fecharam questão sobre a reforma, mas outros partidos, como o PSDB, oscilam a respeito.

Ele disse que todo voto é importante, ao elogiar as declarações feitas pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), de apoio à reforma no fim de semana. Em convenção do PSDB, o tucano tornou-se presidente do partido.

Moreira Franco afirmou ainda ver com naturalidade os pedidos feitos por parlamentares, que se acumulam em especial antes de votações importantes.

Para ele, não há imoralidade em um deputado colocar a necessidade de ter recursos para a sua base em Estados ou municípios.

O ministro fez ainda críticas ao funcionalismo público, ao afirmar que há uma “pequena casta” que se apropriou do Estado com direito de se aposentar mais cedo e a valores de aposentadoria em níveis muito acima da maioria da população.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter