X

Sindical e Previdência

Previdência diz que servidores não têm direito a benefício especial

O assunto foi tema de audiência ministerial, em Brasília, com representantes da prefeitura e sindicato dos servidores estatutários (Sindest)

Publicado em 24/03/2015 às 10:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Ministério da Previdência Social não autoriza a concessão de aposentadoria especial com integralidade e paridade para os servidores municipais de Santos.

O assunto foi tema de audiência ministerial, em Brasília,  com representantes da prefeitura e sindicato dos servidores estatutários (Sindest).

O consultor jurídico do ministério, Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, e o diretor do departamento de regimes de previdência, Narlon Gutierre Nogueira, alegaram que a medida seria inconstitucional.

Eles receberam o secretário municipal de gestão, Fábio  Ferraz, o presidente do sindicato, Fábio Marcelo Pimentel, e o do Iprev (instituto de previdência dos servidores), Jorge Manuel de Souza Ferreira.

“Fomos a Brasília acompanhados de um governo neoliberal”, ironiza Fábio Pimentel, referindo-se à prefeitura santista do PSDB, “conversar com um governo progressista que nos disse ‘não’”.

Segundo o sindicalista, a Prefeitura concorda em elaborar legislação e mandá-la à Câmara, onde tem maioria, concedendo a aposentadoria especial com integralidade e paridade.

Fábio Pimentel e diretores do Sindest estiveram em Brasília para tratar da aposentadoria especial dos estatutários junto com o secretário  de gestão Fábio Ferraz (Foto: Divulgação)

“Mas o Governo Federal põe empecilho”, reclama o presidente do Sindest. A integralidade e a paridade garantem a aposentadoria com os mesmos valores salariais do servidor em atividade.

Diante da recusa do governo federal, o presidente do Sindest investirá na alternativa legislativa. Na primeira semana de abril, Fábio terá audiência com o senador Paulo Paim (PT-RS).

Emenda parlamentar

O parlamentar tem uma proposta de emenda à constituição federal, apresentada em 2013, e subscrita por 28 dos 81 senadores, garantido o beneficio ao funcionalismo federal, estadual e municipal.

“Por sorte, o PT ainda tem alguns valorosos parlamentares conscientes do trabalhismo”, cutuca o sindicalista. “E Paulo Paim é um deles, com quem estaremos para organizar nossa luta”.

Na audiência, os representantes ministeriais ameaçaram suspender o código de registro previdenciário (CRP) da Prefeitura, caso o prefeito elabore a legislação pretendida pelo sindicato.

“Fomos lá discutir paridade e o governo diz que municípios nem podem legislar sobre isso”, diz Fábio Pimentel. “Nossa campanha junto ao executivo federal acabou. Agora, iremos ao legislativo”.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter