X

Sindical e Previdência

Petroleiros podem deflagrar greve de quatro dias

Categoria quer que Petrobras melhore proposta com aumento real de salário e equiparação econômica e social entre ativos e aposentados

Publicado em 20/01/2013 às 15:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os petroleiros poderão deflagrar greve de 9 a 12 de novembro, caso a Petrobras não melhore a proposta do Acordo Coletivo de Trabalho 2009(ACT/2009). Descontentes com a proposta da estatal que descarta aumento real de salário, e uma série de cláusulas econômicas e sociais, a categoria manteve posição contrária em assembleia realizada ontem, em Santos, quando decidiu pela possibilidade do movimento grevista.

O coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros no Litoral Paulista (Sindipetro-LP), Ademir Gomes Parrela, que esteve em Brasília ontem, disse ao DL que, diferente do último movimento grevista, a Frente Nacional dos Petroleiros (FNP) vai propor um movimento unificado entre os 18 sindicatos que representam a categoria para pressionar a Petrobras a abrir negociação, caso a estatal não se pronuncie até o próximo dia 9.

De acordo com a FNP, a Petrobras “ignorou” as 197 cláusulas econômicas e sociais reivindicadas e o aumento real de salário. Os petroleiros reivindicam ainda a equiparação entre trabalhadores da ativa e aposentados. Eles afirmam que a estatal discrimina ativos e inativos, ao propor abonos, gratificação contingencial, remuneração mínima por nível e regime (RMNR) e Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Em protesto à proposta patronal, no último dia 16 os petroleiros deflagraram greve na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão. Na ocasião, cruzaram os braços 100% dos operários da refinaria e 70% dos funcionários do quadro administrativo da empresa. No terminal da Alemoa, 100% dos trabalhadores da operação, setor administrativo e trabalhadores terceirizados também aderiram ao movimento de greve.

O mesmo ocorreu no terminal de São Sebastião, com adesão total dos operários e 85% do setor administrativo. De acordo com Parrela, os petroleiros mantêm o estado de greve.

O coordenado-geral do Sindipetro-LP esteve em Brasília ontem para encontro com o deputado Paulo Paim (PT-RS) que vêm apoiando às entidades representativas dos petroleiros nas questões de interesse da categoria.

Rio de Janeiro

Segundo informações divulgadas no site do Sindipetro-RJ, petroleiros mantém a ocupação do Edifício Torre Almirante (Edita), da Petrobras, no Rio de Janeiro. Os sindicalistas estão na sala onde acontecem as negociações em torno do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT/2009) desde o último dia 20.

A ocupação foi aprovada em Assembleia dos Aposentados, no dia 20, e ratificada na plenária da Frente Nacional dos Petroleiros(FNP), ocorrida no dia 24. A ocupação também foi aprovada na assembleia dos trabalhadores do Edita, no dia 26, sem nenhum voto contrário.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

Itanhaém

Itanhaém consegue recursos para trabalhos de drenagem; confira os locais

Com a aprovação da verba do Fundo Metropolitano, os projetos irão para processo licitatório

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter