X

Sindical e Previdência

Petroleiros decidem manter a greve na Baixada Santista

Em seis estados a greve terminou ontem. Na Baixada, petroleiros permanecem parados

Publicado em 24/10/2013 às 10:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A greve dos petroleiros terminou ontem em seis estados do País. Entretanto, na Baixada Santista, os trabalhadores decidiram prosseguir com a paralisação e vão aguardar por nova negociação entre Petrobras e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). Categoria tem nova assembleia hoje.

Por orientação da Federação Única dos Petroleiros (FUP), em seis estados, a categoria aceitou a proposta de reajuste salarial, de 8,56% proposto pela Petrobras para por fim à greve. (Ver propostas ao lado)

Provando que a categoria está disposta a realizar uma mobilização histórica, os petroleiros do Litoral Paulista decidiram pela manutenção da greve por tempo indeterminado nas unidades da região. A decisão foi tomada em assembleia realizada na noite da última terça-feira, em assembleia na sede (Santos) e sub-sede (São Sebastião) do Sindicato.

Na ocasião, ainda foram debatidos vários temas: a venda criminosa do Campo de Libra, os casos de assédio e cárcere privado dos trabalhadores nas unidades e a nova proposta de ACT oferecida pela empresa, considerada rebaixada pelos petroleiros presentes. Também foram votados e aprovados por unanimidade as seguintes propostas:

Funcionários da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão vão continuar em greve (Foto: Luiz Torre/DL)

- Manutenção da greve por tempo indeterminado;
- Envio de ofício para a RPBC, determinando a saídados trabalhadores do Grupo 4, que estão na unidade desde o início da greve;
- Elaboração de nota de repúdio contra o Leilão de Libra e continuar a luta para a revogação da venda que aconteceu no último dia 21;
- Elaboração de nota de repúdio para a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São José dos Campos e Litoral Norte (Sintricon), que usou de truculência para obrigar os trabalhadores terceirizados a entrarem nas unidades do Tebar e UTGCA, cerceando o direito de greve e disposição de luta desses operários.
- Sugestão de encaminhamento para que a FNP convoque a FUP para compor uma mesa única de negociação, tendo em vista o sucesso do levante grevista que percorre o país;
Petroleiros da Baixada Santista fizeram ontem cedo uma nova passeata de protesto pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni, causando transtornos por causa da paralisação da rodovia.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Vai atravessar? Mau tempo e maré baixa elevam tempo de espera na balsa

As balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

Cotidiano

Polícia Militar encontra três corpos em comunidade no Guarujá

Os cadáveres foram encontrados a partir de uma denúncia anônima feita a corporação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter