X

Sindical e Previdência

Navio-prisão Raul Soares: Memórias do cárcere flutuante

Descobrimos a lista de presos do Navio-Prisão Raul Soares

Publicado em 26/10/2013 às 01:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Lista revela os nomes de sindicalistas e presos civis que foram presos nos calabouços do navio Raul Soares, que se transformou em cárcere flutuante no Porto de Santos, entre 24 de abril a 23 de outubro de 1964, início da ditadura militar no Brasil.

Uma das poucas vistorias no navio-presídio Raul Soares, que se tem conhecimento, foi realizada em 16 de setembro de 1964, determinada pelo juiz Tinoco Barreto, presidente da 2ª Auditoria Militar, a pedido dos advogados de dois presos: jornalista Nelson Gatto e sindicalista Orfeu dos Santos Sales. Ficou constatado que naquele dia o presídio flutuante contava com 94 presos políticos civis.

Nós tivemos acesso ao termo de vistoria a bordo, relatado por Durval Moura de Araújo, promotor da 2ª Auditoria da Segunda Região Militar, que relata que o navio mercante Raul Soares, guarnecido pela Marinha de Guerra, foi vistoriado com as presenças do Capitão dos Portos do Estado de São Paulo, comandante Júlio de Sá Bierrembach e do Capitão-de-Corveta, Astolpho Barroso Migueir.

Essa é relação dos presos civis naquela data, documento que poderá servir de indício para apuração dos fatos pela Comissão da Verdade do Governo Federal:

Ademar dos Santos ;Afonso Neves Guerra; Alberto Fernandes; Alcindino Bittencourt Pereira; Aldo Ripasarti; Alfredo Correa da Rocha; Altamirando da Silva Almeida; Altamiro Claudio Costa; Amauri Teixeira Leite; Amaury Soares Costa; Angelo Osvaldo Masteline; Antonio Athaide Caricati; Antonio Ferreira da Silva; Antonio Guarnieri; Antonio Lisboa; Antonio Moreira; Antonio Vicente Barbosa; Argeu Anacleto Silva; Ariovaldo Vicente; Augusto Pereira Mota; Benedito Rocha Alencar; Benedito Terezo; Claudio José Ribeiro; Coelho;Do mingos Garcia; Edson Pacheco da Silva;Edward Cristino do Rego; Elmo Fernandes; Ercidio Weber; Felismino Fernandes de Cristo.

Lista revela os nomes de sindicalistas e presos civis que foram presos nos calabouços do navio Raul Soares, que se transformou em cárcere flutuante no Porto de Santos (Foto: Divulgação)

E mais: Felix Jorge da Silva; Florival da Silva; Francisco Soares da Silva; Frederico de Castro Braga; Gabriel Mendes Ruas; Gregorio Marinho Freitas Andrade; Henrique Martins dos Santos; Iradil dos Santos Melo; Israel Gomes da Cunha; Jacob Augusto Meireles; Jardelino Francisco dos Santos; João Florencio Leite; João Gramato; João Lima Martins; João Martins dos Santos; João Nicolau dos Santos, João Rosa; Jonas Sobrinho; José Aires de Alencar; José Barbosa Leite Junior; José Bezzi; José Carlos A. Costa; José dos Santos; José Rodrigues Teixeira; Jurandir de Abreu; Laerte Carneiro da Silva; Luis Nunes; Manoel de Almeida Milton da Silva; Nadir de Oliveira; Nelson da Silva; Nelson Fructuoso Amado Nelson Gato; Nelson Salinas Maira; Newton Alres de Oliveira; Nilo ... ; Nilsen Ribas Martins; Nivam Vieira de Araújo; Nonato Gonçalves Pinto; Orfeu dos Santos Sales; Orlando de Sousa Campos; Orlando dos Santos; Osmar Alves Campos Colegã; Osni Nery dos Santos; Otoniel Fernandes da Silva; Ovidio Ferreira Dias; Pedro Rocha dos Santos; Pinheiro Machado; Rafael Babunovich; Raimundo Jesuíno de Sena; Raimundo Nunes de Oliveira; Ricardo Bonfanti; Roberto Covello; Rubens Lousada; Sebastião Assis Bezerra; Sérgio Martins; Sumida Tomochi; Tomas Maack; Tino Florentino da Rocha; Vitorino Nogueira; Waldemar da Silva; Waldemar Fernandes; Waldemar Neves Guerra; Wilson Mendes Maia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

RUÍNAS

Restauração do Escolástica Rosa começa no 'fim do mês', diz Nupec

Patrimônio histórico tombado foi inaugurado em 1908 à beira-mar e formou gerações de santistas, mas está abandonado, tomado pelo mato e em ruínas

Praia Grande

Neste começo de semana, PAT de Praia Grande está com vagas de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter