X

Sindical e Previdência

Mercadante diz que 'ninguém tem perda' com modelo de reajuste da Previdência

O ministro da Casa Civil concluiu dizendo ter confiança que a Câmara "encontrará um bom caminho para equacionar essa questão".

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 24/03/2015 às 15:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse nesta terça-feira, 24, que mesmo os aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo têm seus benefícios corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e que "ninguém tem perda" com o modelo atual.

Em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, Mercadante foi questionado se o governo encaminharia uma proposta alternativa para evitar a votação de uma emenda em discussão na Câmara dos Deputados que estende para todo o regime geral da Previdência a política de valorização do salário mínimo - que leva em conta a inflação e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do País - até 2019.

Os deputados já votaram um texto-base renovando a política que proporcionou ganhos reais para o salário mínimo, mas o Palácio do Planalto tem atuado para evitar a aprovação da inclusão da Previdência nesse gatilho por temer o impacto nas contas públicas que ela poderia gerar. "Cada um ponto porcentual de aumento do reajuste dos aposentados tem um impacto fiscal nas contas da Previdência de R$ 2 bilhões", alertou.

Aloizio Mercadante disse que 'ninguém tem perda' com modelo de reajuste da Previdência (Foto: Agência Brasil)

"Esperamos um entendimento para que se faça a renovação da política salarial com responsabilidade na sustentabilidade fiscal do País. Dois terços dos aposentados tiveram crescimento de 74% na sua remuneração nos últimos dez anos", acrescentou Mercadante, referindo-se aos beneficiários que recebem um salário mínimo e que, portanto, têm seus reajustes com base na fórmula que leva em conta a inflação e o avanço do PIB. "É o maior crescimento da história dos aposentados e dos pensionistas.".

Ele concluiu dizendo ter confiança que a Câmara "encontrará um bom caminho para equacionar essa questão".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter