X

Sindical e Previdência

Médico preso no Raul Soares e jornalista do DL são homenageados pelos Químicos

Maack e jornalista Francisco Aloise foram homenageados em evento sobre os 50 anos da chegada do navio ao Porto de Santos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 28/04/2014 às 17:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O médico Thomas Maack, um dos presos do navio Raul Soares, que prestou atendimento a diversos sindicalistas também presos naquela embarcação, em 1964, início da ditadura militar no País, e o jornalista do Diário do Litoral, Francisco Aloise, autor de reportagens sobre o navio-prisão para o DL, foram homenageados na última sexta-feira, pelo Sindicato dos Trabalhadores Químicos da Baixada Santista.

Ambos, receberam uma Comenda(diploma e medalha) da diretoria daquela entidade sindical denominada Cláudio José Ribeiro, fundador e presidente dos químicos, já falecido,  um dos presos do navio-presídio.

Ao fazer a homenagem, O presidente do sindicato, Herbert Passos Filho justificou: "O movimento sindical tem uma dívida de gratidão para com o Dr. Thomas, pelo atendimento médico prestado aos sindicalistas presos no navio. Mesmo sendo um dos presos, ele não se esquivou em atender aos companheiros doentes, pois sabia que a embarcação não  tinha médico e nem enfermeiros. Quanto ao jornalista Francisco Aloise, sua atuação na imprensa tem se destacado em prol dos trabalhadores e também  em preservar a memória sindical da região, não deixando que  esta história seja esquecida".

A homenagem ocorreu durante palestra do médico Thomas Maack sobre os 50 anos do navio Raul Soares, realizado no Sindicato dos Conferentes. O médico veio dos Estados Unidos, onde buscou exílio após deixar o navio e já há quase 50 anos reside em Nova Iorque.

Médico Thomas Maack e jornalista Francisco Aloise foram homenageados (Foto: Matheus Tagé/DL)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Atenção São Vicente! Município anuncia cadastramento do IPTU para 2025; entenda

Contribuintes poderão solicitar o boleto digital a partir de 1 de maio

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter