X

Sindical e Previdência

Mais de 11 mil devem se recadastrar no CadÚnico na região

Ao todo, 11.239 pessoas da Baixada Santista ainda não se cadastraram

Paolo Perillo

Publicado em 08/02/2019 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O cadastro pode ser feito nos Centros da Assistência Social e o beneficiário deve se atentar aos documentos necessários / Rodrigo Montaldi/arquivo/diário do litoral

Idosos e pessoas portadoras de deficiência da Baixada Santista têm novo prazo para se inscreverem no Cadastro Único (CadÚnico) e manterem seus Benefícios de Prestação Continuada. Ao todo, 11.239 pessoas da região ainda não se cadastraram. 

O cadastramento pode ser feito nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e o beneficiário deve levar seu CPF e de seus familiares, comprovante de renda e de residência. Caso não haja CRAS no município, deve-se procurar pela secretaria da Assistência Social. Os novos prazos são estipulados de acordo com a data de aniversário do favorecido: 1º lote: nascidos em janeiro, fevereiro e março (prazo até 31/03); 2º lote: nascidos em abril, maio e junho (prazo até 30/06); 3º lote: nascidos em julho, agosto e setembro (prazo até 30/09) e 4º lote: nascidos em outubro, novembro e dezembro (prazo até 31/12).

Os não cadastrados estão sendo notificados por meio da rede bancária e por carta. Mesmo aqueles que não receberam a notificação, devem comparecer ao CRAS para regularizarem a situação junto ao CadÚnico.

Quem não regularizar a situação, ficará sem o ­benefício.

Os dirigentes e coordenadores de serviços de acolhimento tanto da rede privada como da rede pública que abrigam beneficiários do BPC precisam estar atentos aos prazos de cadastramento.Para verificar a situação cadastral do usuário, o serviço de acolhimento deve acessar o “Consulta Cidadão”e conferir se o beneficiário está devidamente cadastrado e com as informações ­atualizadas. 

Pré-requisitos

A pessoa idosa deve comprovar idade de 65 anos ou mais e que o total da renda mensal de toda a família dividida pelo número de integrantes seja inferior a um quarto do salário mínimo vigente. A pessoa com deficiência deve comprovar, em perícia social e médica, no INSS, limitação do desempenho de atividade e restrição da participação, com redução efetiva e acentuada da capacidade de inclusão social e que o total da renda mensal de toda a família dividida pelo número de integrantes seja inferior a um quarto do salário mínimo vigente. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mongaguá

Ex-detento tenta entregar celulares em penitenciária em Mongaguá

homem foi detido com 35 celulares em uma mochila

Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter