X

Sindical e Previdência

Imposto de Renda: STF nega liminar que favorece trabalhadores

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, entendeu que o reajuste, ainda neste ano, teria implicações drásticas no orçamento

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 15/03/2014 às 13:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, negou, no inicio da noite de ontem, a liminar solicitada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para corrigir a tabela de isenção do Imposto de Renda, cujo desconto é feito mensalmente nos holerites dos trabalhadores. Ele entendeu que o reajuste, ainda neste ano, teria implicações drásticas no orçamento.

O ministro, entretanto, concedeu prazos para Governo e interessados, para justificarem suas razões finais, e  vai levar o caso para julgamento do mérito no plenário da Corte Suprema do País.

A OAB ingressou com uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) na última segunda-feira (10) pedindo a correção do IR pela inflação oficial, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

O ministro afirmou em sua decisão provisória ter deixado de apreciar o pedido da OAB com base no fato de que “qualquer decisão  para valer neste ano interferiria, de modo drástico, com estimativa de receita já realizada, e, consequentemente, com princípios orçamentários”, tendo em conta que o assunto já vem de longa data.

A correção vem sendo solicitada pelas centrais sindicais que calculam a defasagem em 62,4% nos últimos 20 anos.

Suprermo vai julgar em plenário o mérito sobre defasagem no imposto de renda (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6423, nesta terça (23)

O prêmio é de R$ 50.000.000,00

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter