X

Sindical e Previdência

Há 50 anos, sindicatos do porto eram fechados pela ditadura militar

A repressão aos líderes sindicais é um capítulo triste e sombrio na história sindical do País

Publicado em 01/04/2014 às 10:54

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Há 50 anos, o sindicalismo forte e combativo de Santos, viveu o mais triste e sombrio capítulo de sua história. Naquela quarta-feira,  dia 1º  de abril de 1964, um dia após a implantação da ditadura militar no País,  sindicalistas foram presos e os sindicatos de portuários fechados.

O Diário do Litoral, entrevistou, no final do ano passado, no Rio de Janeiro, o ex-capitão dos portos do Estado de São Paulo, Júlio de Sá Bierrembach, que também acumulava as funções de delegado do trabalho marítimo de Santos e que comandou as intervenções em 1964. Ele contou detalhes de como foram feitas as intervenções.

Sindicato dos Estivadores foi o primeiro a sofrer intervenção da ditadura militar (Foto: Matheus Tagé/DL)

A medida atingiu os seguintes sindicatos: Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão, Administração Portuária, Conferentes de Carga e Descarga do Porto de Santos, Sindicato dos Arrumadores e Ensacadores de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Itanhaém e São Sebastião; Vigias Portuários, Sindicato Nacional dos Contramestres, Marinheiros, Moços e Remadores em Transportes Marítimos; Operários e Carpinteiros Navais, Sindicato dos Empregados nos Escritórios das Empresas de Navegação de Santos; Sindicato dos Pescadores de Santos,; Sindicato dos  Carregadores e Transportadores de Bagagem do Porto de Santos; Sindicato d Operários Portuários, Sindicato Nacional dos Cabos, Foguistas e Carvoeiros da Marinha Mercante de Santos; Sindicato dos Consertadores de Carga e Descarga do Porto de Santos;  Sindicato dos Motoristas e Condutores da Marinha Mercante de Santos; Sindicato dos Classificadores de Frutas no Porto de Santos; Sindicato dos Oficiais de Náutica da Marinha Mercante.

E mais: Delegacia dos Sindicato dos Práticos, Arrais e Mestres de Cabotagem do Rio de Janeiro, Estado de São Paulo e Santos; Delegacia do Sindicato Nacional dos Taifeiros, Culinários e Panificadores Marítimos; Caixa de Crédito da Pesca; Décimo Sexto Distrito de Portos e Vias Navegáveis; Representação da Comissão de Marinha Mercante de Santos e Entreposto de Pesca de Santos.

Operários Portuários, maior entidade de doqueiros do País: alvo da ditadura (Foto: Matheus Tagé/DL)

Bierrembach revelou ao DL que no dia 2 de abril,  designou os interventores para cada sindicato, tendo sido escolhidos trabalhadores da própria categoria sob intervenção.

Ele diz que no Sindicato dos Estivadores foi escolhido como interventor o estivador Manoel Cabeças, e que ele próprio esteve no sindicato da estiva para dar a posse a este interventor. Alega que as greves em Santos, no porto, paravam o País.

Sindicato dos Conferentes de Carga  teve dirigentes  perseguidos e presos (Foto: Matheus Tagé/DL)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

Diário Mais

Relembre as personalidades sepultadas no cemitério do Paquetá, em Santos

Políticos, artistas e até poetas fazem do cemitério um patrimônio histórico da cidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter