X

Sindical e Previdência

Governo quer aumentar tempo para aposentadoria da mulher

Uma nova reforma previdenciária está sendo preparada e deve ser apresentada na próxima quarta-feira em reunião do Fórum da Previdência Social, em Brasília

Da Reportagem

Publicado em 07/12/2015 às 10:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As regras da aposentadoria do INSS para mulheres vão sofrer mudança / Matheus Tagé/DL

O Governo Federal está concluindo uma nova reforma previdenciária, que deverá ser apresentada, na próxima semana, durante reunião do Fórum da Previdência Social, que ocorre dia 9, em Brasília.

Um dos principais objetivos é o de aumentar o tempo de contribuição para aposentadorias das mulheres, que deverão ter os mesmos critérios dos homens.

O secretário especial da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, vem defendendo essa alteração e seu esboço será levado para discussão do fórum que envolve governo, ­empresários e trabalhadores.

Atualmente, as mulheres se aposentam 5 anos antes que os homens: com 30 anos de contribuição enquanto os homens se aposentam com 35 anos. O mesmo ocorre no caso da aposentadoria por idade, o INSS exige 65 anos dos homens e 60 anos das mulheres, além de 15 anos de contribuição, no mínimo.

Estudos

Segundo estudos apresentados pelo Ministério da Previdência Social, a idade média das mulheres que estão se aposentando por tempo de contribuição é de 51,4 anos. Com a equi­paração, deve subir para 54,3 anos.

Carlos Gabas admitiu que a equiparação não pode ser feita de uma vez, pois ainda persiste uma desigualdade no mercado de trabalho que prejudica as mulheres. Além disso, as trabalhadoras têm uma jornada extra com os serviços domésticos. Por isso a proposta será de uma aposentadoria gradual.

Ele mencionou que os ajustes são necessários e fundamentais para a sustentabilidade do sistema. Mas que é preciso ser racional e ter critérios.

Equilíbrio das contas

Um dos motivos apresentados pelo Governo para manter a mulher contribuindo por mais tempo antes da aposentadoria é sobre o equilíbrio das contas, pois as mulheres vivem mais que os homens.

A proposta para o aumento do tempo de contribuição das mulheres será apresentada no Fórum de Debates da Previdência ­Social, que foi instalado em junho deste ano pelo Governo e cuja reunião está definida pelo Ministério da Previdência Social, para a próxima quarta-feira.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter