X

Sindical e Previdência

Governo decide revisão de benefícios a aposentados e pensionistas esta semana

Reposição das perdas pode recuperar poder de compra e desfazer a defasagem que chega a 60% nos últimos 10 anos; Câmara dos Deputados aguarda decisão para colocar projeto em votação

Publicado em 25/05/2014 às 01:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Aposentados e pensionistas vão se mobilizar em Brasília, a partir de terça-feira, dia 27, para aguardar a resposta do Governo sobre o pagamento das perdas nas aposentadorias. Estudo sobre o impacto deste reajuste nas contas públicas está sendo feito pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.

A esperança em obter a reposição das perdas em seus benefícios para recuperar o poder de compra e desfazer a defasagem, que chega a 60%, nos últimos 10 anos, foi dada pelo Governo Federal, na última semana, tendo como porta-voz o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Ele atendeu a reivindicação da Confederação Brasileira de Aposentados (Cobap), e se reuniu com autoridades políticas e governistas para discutir a possibilidade de colocar em votação em caráter de urgência o projeto de lei 4434/08.

A comitiva foi liderada pelo deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que serviu como interlocutor dos fatos, fornecendo todos os detalhes sobre o projeto de lei.

Segundo informações do parlamentar, o presidente Henrique Alves pediu que o Ministério da Previdência Social efetuasse um estudo sério sobre o provável impacto que a aprovação do PL 4434 geraria nas contas públicas, com uma resposta em até sete dias, para que o caso possa ser pautado para julgamento no Congresso Nacional .

Caso seja votado e aprovado, mais de oito milhões de aposentados e pensionistas brasileiros, que ganham acima do piso nacional, teriam seus benefícios corrigidos durante os próximos cinco anos, recuperando assim seu poder de compra.


Aposentados mantêm expectativa sobre resposta positiva do Governo (Foto: Matheus Tagé/DL)

Verba existe

O presidente da Cobap, Warley Martins Gonçalles, disse que categoria está mobilizada em Brasília à espera da resposta do Governo. E diz que a entidade fez estudos, entregues ao Governo, de que existe verba, na Seguridade Social, num total de R$ 121 bilhões, que pode ser uisada para pagar a correção.

“O Projeto 4434/08 visa fazer justiça aos trabalhadores aposentados que contribuíram em toda a sua vida laboral com o desenvolvimento econômico e social do país. Ele trata especificamente da recuperação do poder aquisitivo dos aposentados e pensionistas do INSS”, diz o sindicalista

O governo federal sempre alegou falta de recursos para promover qualquer tipo de recuperação das perdas salariais dos aposentados e pensionistas do INSS. Entretanto, sempre houve recursos sobrando no Orçamento da Seguridade Socialm, e nós estamos provando isso, com documenrtos”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter