Banner gripe

Expectativa de vida dos aposentados muda na 6ª

E o tempo para se aposentar vai sofrer alteração

Comentar
Compartilhar
27 NOV 201212h22

O segurado do INSS que pensa em se aposentar, e já está com a documentação em dia, deve fazer o pedido até a próxima sexta-feira, para escapar da atualização do fator previdenciário, que será alterado, em dezembro, quando o IBGE calcula a nova expectativa de vida do brasileiro.

O fator previdenciário que está para ser derrubado no Congresso Nacional, mas cuja votação está emperrada, é aplicado nas aposentadorias por tempo de contribuição. Ele leva em conta o tempo de contribuição(antigo tempo de serviço), a idade do segurado e a expectativa de vida da população. Ao final de um complicado cálculo, ele reduz o valor do benefício e quem se aposenta com pouca idade.
 
Segurados que já têm período de contribuição para se aposentar devem agilizar o pedido (Foto: Matheus Tagé)
 
A tabela do fator é atualizada anualmente pelo IBGE com a nova expectativa de vida do brasileiro. Nos último anos, a expectativa de vida tem aumentado e, consequentemente, o valor da aposentadoria reduzido.
 
Desconto será maior 
 
Especialistas estão prevendo que, para este ano, o desconto nos benefícios será maior, pois a expectativa de vida do IBGE, a ser anunciado a partir da próxima sexta-feira (30) , será feito com base no Censo de 2010. Desta forma, quem fizer o pedido da aposentadoria até sexta-feira (dia 30) vai escapar de um desconto maior.
 
Especialistas recomendam que, antes de pedir sua aposentadoria, o segurado deve avaliar, se o benefício que irá receber, vale a pena.

Colunas

Contraponto