X

Sindical e Previdência

Empregados do Hospital de Cubatão receberão rescisões

Prefeitura pagará o dinheiro das rescisão do contrato de trabalho de 220 funcionários do hospital

Da Reportagem

Publicado em 05/04/2017 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente do Sintrasaúde, Paulo Pimentel, explicou que a rescisão vai envolver cerca de 220 dos 520 empregados do hospital; os demais entraram com ação na Justiça / Matheus Tagé/DL

O impasse envolvendo os empregados do Hospital Municipal de Cubatão, que ficaram sem emprego e sem salários após a rescisão de contrato da Prefeitura  com a Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB), antiga gestora do hospital, está chegando ao fim.

É que ontem, a Prefeitura de Cubatão, através do prefeito Ademário Oliveira, em reunião com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (Sintrasaúde) se comprometeu em homologar e pagar  as rescisões dos contratos de trabalho dos funcionários, assumindo o passivo trabalhista. As homologações terão início hoje, no Sintrasaúde, na Avenida Ana Costa, 70, na Vila Mathias, em Santos.

A informação foi dada pelo presidente do Sintrasaúde, Paulo Pimentel, PP, após reunião com o prefeito Ademário e aprovada em assembleia realizada à noite no sindicato.

Pimentel explicou que a rescisão vai envolver cerca de 220 dos 520 empregados do hospital. “Os demais, cerca de 300, entraram na Justiça com rescisão indireta de seus contratos de trabalho e agora dependem de sentença judicial para solucionarem o impasse”, explicou o sindicalista.

Ele mencionou que esse acordo, além de contar com o empenho do prefeito de Cubatão, envolveu também o Ministério Público do Trabalho (MPT), que desde o início  do impasse, ainda no ano passado, esteve tentando resolveu o impasse trabalhista.

Pimentel ressaltou: “Fizemos questão que todo processo fosse acompanhado pelo MPT, pois a partir do momento em que o prefeito tornou pública a rescisão do contrato com a AHBB, gestora do hospital, a Prefeitura de Cubatão, por conseguinte, avocou para si toda responsabilidade trabalhista e assumiu não só o pagamento d o salário vencido, mas todo o passivo trabalhista do hospital”.

O  líder sindical ressaltou que os débitos vão de salários atrasados, férias vencidas a depósitos do Fundo de Garantia  e outros direitos, entre elas o pagamento de multa de 40% do FGTS.

Durante o período em que ocorreu o impasse, os empregados se mobilizaram com passeatas e manifestações, além de vigília na porta do hospital.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

Polícia

Guarda agride menor apreendido por suspeita de roubo em Santos

O menor já tinha sido controlado pela equipe quando o guarda o atingiu com um soco na altura do abdômen

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter