X

Sindical e Previdência

Desemprego enfraquece o movimento sindical

PAPO COM SINDICALISTA. Jorge Caetano Fermino, presidente do Sindigráficos

Francisco Aloise

Publicado em 13/03/2017 às 11:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

DL conversou com Jorge Caetano Fermino, presidente do Sindigráficos / Matheus Tagé/DL

O fim da aposentadoria especial que está sendo debatido na reforma previdenciária no Congresso Nacional vai atingir em cheio os trabalhadores gráficos, categoria que vem enfrentando desemprego no setor de jornais e crescimento no  de impressão  digital. 
A informação é do sindicalista Jorge Caetano Fermino, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos da Baixada Santista, uma das mais antigas entidades sindicais da região. “O desemprego é um fantasma para o trabalhador, um desestímulo à sociedade e  enfraquece o sindicalismo em sua luta por melhores salários e condições de trabalho”, diz Fermino.

Diário do Litoral- Como o sindicato está se preparando para as reformas que estão por vir nesse ano, como a trabalhista e previdenciária?
Jorge Caetano Fermino -
Estamos debatendo com a categoria com o objetivo de esclarê-la. Recentemente, dia do gráfico, promovemos uma palestra com especialistas. Sempre acreditei na força do trabalhador e sua interatividade com o sindicato como um aval para fortalecimento para a luta por melhores salários e condições  de trabalho, mas o desemprego está enfraquecendo essa relação e, por conseguinte, o próprio sindicalismo.

DL- Trabalhador gráfico exerce atividade insalúbre. Essa atividade vem sendo reconhecida no momento de se pedir a aposentaoria especial?
Jorge -
Deveria ser, mas não o é. Antigamente era mais fácil buscar esse reconhecimeento. Hoje, a categoria tem enfrentado muitas dificuldades em obter os laudos técnicos e provar o trabalho insalubre que exerce e com isso obter a aposentadoria especial. Temos que recorrer à justiça para obter esse direito, e a espera acaba demorando cerca de cinco a seis anos”.

DL - O Governo pretende, na reforma previdenciária, acabar com a aposentadoria especial de algumas categorias, entre elas a dos gráficos, como o sindicato está reagindo a isso?
Jorge -
Somos procurados diuturnamente pelos trabalhadores sobre essa questão. Este ano será muito difícil para o trabalhador diante das reformas trabalhista e previdenciária. Nossa federação e confederação estão mobilizadas com as centrais sindicais para pressionar o Congresso  porque se passarem as reformas como pretende o Governo, não sei o que será dos trabalhadores.

DL - Como está a situação do desemprego na categoria?
Jorge -
Atualmente, estamos enfrentando  uma crise no setor gráfico de jornal e de crescimento no setor da impressão digital. Temos cerca de 800 gráficos em nossa base territorial e a exemplo de outros setores da economia, temos enfrentado dificuldades em manter postos de trabalho, e com implantação da terceirização pretendida pelo Governo, essas dificuldades vão aumentar, por isso estamos atentos às mudanças e nossa federação está mobilizada em ­Brasília.

Perfil

Jorge Caetano Fermino, nascido em Pariquera-Açú, mas de coração santista,  preside o Sindicato dos Trabalhadores Graficos.  É pai de  Igor, um de seus orgulhos, e lamenta ter pouco tempo para o convívio familiar devido a intensidade da luta sindical, ainda mais agora em ano de reformas trabalhista e previdenciária. Outro orgulho de Fermino é o de sempre ter trabalhado na área gráfica. Aprendeu a profissão na Escola Artesanal de Artes Gráficas no CAMPS – Santos em 1974. Seu primeiro emprego foi na Editora Danúbio e depois na Gráfica Bandeirantes em Santos.

Entrou no sindicalismo , em 1992, no cargo de suplente do conselho  da Federação Estadual dos Trabalhadores Gráficos. Em 1996 assumiu a secretaria geral do sindicato. Em 2000 foi eleito presidente.

Está, atualmente, no quarto mandato. Atua também no sindicalismo em níveis estadual e nacional como secretário  Estadual da Federação  e da Confederação Nacional dos Gráficos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

Diário Mais

Relembre as personalidades sepultadas no cemitério do Paquetá, em Santos

Políticos, artistas e até poetas fazem do cemitério um patrimônio histórico da cidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter