X

Sindical e Previdência

Conferentes vão decidir hoje sobre greve no Grupo Rodrimar

Os trabalhadores prometem lotar a assembleia extraordinária que será realizada às 9h deste sábado, na sede do sindicato

Da Reportagem

Publicado em 17/02/2017 às 21:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Sindicalista Marco Sanches convoca categoria para decidir hoje sobre a paralisação no Grupo Rodrimar / Matheus Tagé/DL

Os 280 conferentes de carga, descarga e capatazia que atuam sob o regime de trabalho avulso administrado pelo Órgão Gestor de Mão de Obra de Santos (Ogmo/Santos) podem cruzar os braços a partir da próxima terça-feira (21) e paralisar as atividades nos terminais portuários do Grupo Rodrimar.

Com data-base fixada em 1º de março e caminhando para o segundo ano consecutivo sem aumento salarial concedido pela empresa, os trabalhadores prometem lotar a assembleia extraordinária que será realizada às 9h deste sábado, na sede do sindicato.

Entre as principais reivindicações dos profissionais da conferência estão a aplicação do índice do INPC–IBGE apurado no período de 1º de março de 2016 a 28 de fevereiro de 2017 sobre os salários e taxas de produção, aumento real de 9%, e vale-refeição de R$ 33,00 por jornada de 6 horas.

Além disso, o acréscimo de 18,18% no valor apurado sobre o descanso semanal remunerado (DSR) no trabalho avulso, a manutenção da data-base e das demais cláusulas econômicas, bem como das operacionais que tratam da manutenção das equipes, habilitação e escalação dos portuários.  

Por sua vez, a empresa oferece reajuste salarial de 5% não retroativo e quer adotar o sistema de reaproveitamento de pessoal durante a jornada laboral.

“A reutilização do profissional avulso no turno de trabalho é algo inadmissível, sobremaneira porque tal prática é direcionada habitualmente pelos terminais portuários aos seus empregados, o que não é o caso em discussão”, afirmou o presidente do Sindicato dos Conferentes, Marco Antônio Sanches.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter