X

Sindical e Previdência

Chega ao fim o impasse entre Estivadores e Embraport

Válido até junho de 2014, o novo acordo coletivo prevê a utilização da categoria através de um sistema misto de contratação, pelo qual os estivadores continuam sendo requisitados pelo Ogmo e também pelo regime de CLT

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 05/11/2013 às 17:24

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Depois de muita negociação, paralisações das atividades, ocupações de navios e manifestações que se espalharam pela Cidade nos últimos meses, o Sindicato dos Estivadores de Santos e a Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport) chegaram a um acordo, em reunião realizada nesta terça-feira (5), em São Paulo.
 
Válido até junho de 2014, o novo acordo coletivo prevê a utilização da categoria através de um sistema misto de contratação, pelo qual os estivadores continuam sendo requisitados pelo método avulso junto ao Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), e também pelo regime de CLT, através do vínculo empregatício. O encontro foi mediado pelo deputado federal, Beto Mansur.
 
O inédito instrumento normativo estabelece a paridade nas operações realizadas no terminal, com a participação de 50% de estivadores avulsos e igual percentual de vinculados, que serão selecionados e recrutados junto ao Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo).
 
O acordo ainda será submetido ao crivo da categoria, em assembleia que acontecerá na manhã da próxima sexta-feira (8), na sede do sindicato. "Foi um grande avanço já que mantivemos o equilíbrio nos critérios de contratação, garantindo a manutenção do nosso mercado de trabalho e afastando a ameaça de desemprego da categoria", disse o presidente do Sindestiva, Rodnei Oliveira da Silva.

O Sindicato dos Estivadores de Santos e a Embraport chegaram a um acordo (Foto: Luiz Torres/DL)

Os termos do instrumento normativo e a quantidade de profissionais que serão contratados ainda não foram definidos pelas partes. "Vamos aguardar o referendo da assembleia para depois avançarmos no detalhamento e assinatura do acordo", disse o dirigente.
 
Já no final da tarde, Rodnei e representantes da Câmara de Contêineres de Terminais Especializados (CCTE), do sindicato patronal dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), celebram acordo coletivo de trabalho, também prevendo a utilização mista dos estivadores. O grupo é composto pelas empresas portuárias Santos Brasil, Libra Terminais, Tecondi, Rodrimar e Brasil Terminal Portuário (BTP).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Guarujá prepara 22ª Festa Cigana para o mês de maio

Convites já estão à venda a R$ 10 e um quilo de alimento não perecível; evento faz parte do Calendário Oficial da Cidade

Nacional

Playcenter anuncia novo parque em Santo André

Será a segunda unidade da categoria 'Family'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter