X

Sindical e Previdência

Atos simbólicos relembram 53 anos do navio-prisão Raul Soares

Era uma vez um navio-prisão enviado ao porto de Santos em abril de 1964

Francisco Aloise

Publicado em 25/04/2017 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Sindicalistas fazem ato no Porto e apontam para local onde navio ficou atracado / Rodrigo Montaldi/DL

Sindicalistas relembraram ontem, com dois atos simbólicos, os 53 anos da chegada do navio-prisão Raul Soares ao Porto de Santos. A data começou a ser relembrada logo cedo, quando o Sintraport, através de sua Associação de Aposentados (Aposintra), homenageou os portuários presos naquele cárcere flutuante, reunindo associados e familiares dos presos em um café da manhã alusivo ao evento.

Durante os discursos, não faltaram também críticas ao momento atual do País e convocação para a greve geral, marcada para a próxima sexta-feira pelas centrais sindicais, contra as reformas trabalhista e previdenciária.

Além de relembrar os 53 anos do navio, a Aposintra, entidade que reúne cerca de 1 mil aposentados portuários, comemorou também seu seis anos de existência.

“Essa é uma data que deve ser sempre lembrada, pois faz parte da nossa história sindical onde companheiros deixaram suas vidas e perderam suas saúdes dentro dos calabouços do navio Raul Soares”, disse bastante emocionado Luiz Augusto de Almeida, presidente  da Aposintra.

Já o presidente do Sintraport, Claudiomiro Machado, Miro, disse que não era nascido quando o navio atracou em Santos para prender e torturar sindicalistas, mas que, através de relato de antigos associados, tomou conhecimento dos fatos.

"Companheiros foram presos por lutar por seus direitos e mesmo diante de torturas não perderam sua fé e seus ideais de luta e liberdade e deixaram esse legado para todos nós”, justificou.

Homenageados

Foram homenageados os associados presos Ademar dos Santos e Argeu Anacleto, e também o médico Thomas Maack, que se exilou em Nova Iorque e não pode comparecer, mais enviou uma mensagem aos portuários.

Atos simbólicos

Após a reunião, sindicalistas e convidados foram ao pontilhão de acesso à Estação das Barcas, na travessia para Vicente de Carvalho, de onde se vê a Ilha barnabé,  local onde o navio ficou atracado, e lá realizaram um ato simbólico de reflexão, para relembrar a data.  

Também no final da tarde, outro evento, “Raul Soares Nunca Mais”. ocorreu no mesmo local sendo promovido pelo Comitê Popular de Santos, Memória, Verdade e Justiça.

De Nova Iorque, médico Thomas Maack envia mensagem  de saudação aos portuários e familiares

Essa é a mensagem enviada aos portuários de Santos e sindicalistas da região pelo médico Thomas Maack, preso do navio Raul Soares e que se exilou em Nova Iorque, Estados Unidos, onde fez uma brilhante carreira profissional.

“Eu saúdo todos os prisioneiros do navio prisão 'Raul Soares' e suas famílias  na ocasião dessa comemoração de triste memória  de uma das maiores infâmias cometidas pela ditadura de 1964.

Eu agradeço profundamente a homenagem que a mim é prestada e sinto-me honrado de partilhá-la  com os meus companheiros de prisão, Ademarzinho e Argeu, duas figuras de proa dos portuários de Santos que tanto contribuíram para a unidade, coragem e moral dos prisioneiros do navio em 1964.  

A lembrança do evento é de importância fundamental na nossa luta comum de defesa da democracia, da justiça social e econômica, dos direitos trabalhistas  e dos direitos humanos principalmente nessa fase difícil que o pais atravessa.

Infelizmente, por razões de família, não pude viajar para o Brasil para estar presente  mas estarei em pensamento  com vocês todo esse dia.”. Ele conclui agradecendo a homenagem: 'Essa homenagem eu guardarei no meu coração para sempre'”, conclui.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter