X

Sindical e Previdência

Aposentados pressionam o Congresso Nacional em busca de aumento real

Em ano eleitoral, entidades de aposentados de todo País mobilizam seus representantes em Brasília para agilizar votação de projetos

Publicado em 08/05/2014 às 12:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Marcação sob pressão, que envolve gabinetes, corredores e principalmente a entrada no plenário, junto ao Salão Verde da Câmara Federal, é a tática usada, desde ontem, por sindicalistas da Confederação Brasileira dos Aposentados (Cobap) e federações de aposentados e pensionistas do País, visando obter a votação de projetos de lei que concedem reajuste, idêntico ao concedido ao salário mínimo, para todos os aposentados do País.

Essa reivindicação vai ser feita pessoalmente, durante toda a semana, para que os parlamentares votem a aprovação do projeto que visa aumentar o índice de correção previdenciária para o mesmo índice de reajuste do salário mínimo. .

Além da pressão, os líderes dos aposentados estão entregando uma carta aberta aos deputados e senadores, relatando o drama da categoria, que está sem aumento real em seus benefícios, e endividados com o próprio INSS nos empréstimos consignados, descontados em folha de pagamento do benefício.

Warley Martins, presidente da Cobap, diz que a situação envolve mais de 30 milhões de aposentados. “Todo ano esperamos pela votação de projetos que recompõem as perdas dos aposentados e temos nossa expectativa frustrada. Resolvemos, diante disso, mudar a nossa estratégia e fazer essa marcação corpo a corpo”. 

 Um dos projetos que aguarda votação é o da reposição das perdas nos benefícios de aposentados e pensionistas (Foto: Divulgação)

E menciona: “os mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas do INSS têm sofrido, nos últimos anos, ameaças e efetivos cortes de direitos, como a depreciação sistemática da imagem do sistema previdenciário e dos segurados (considerados apenas uns pobres coitados), restrições nas perícias médicas, alardes quanto a mudanças nas pensões por morte e reajustes anuais diferenciados, com perdas para aqueles que recebem acima de um salário mínimo. Temos que dar um basta nisso”, informa o sindicalista.

Engavetado 

Ele diz que desde 2003, visando corrigir pelo menos as perdas financeiras do segmento, foi apresentado e aprovado pelo Senado Federal o atual Projeto de Lei 4.434/08, que se encontra paralisado na Câmara Federal desde 2009.  “Referida proposta possibilita a recuperação progressiva dos vencimentos dos aposentados e pensionistas e estabelece regra mais justa e igualitária para os reajustes anuais”.  

E desabafa: “consideramos descaso e desrespeito a tantos milhões de brasileiros e aos respectivos familiares que o PL 4.434/08 continue engavetado. Não há que se falar em falta de recursos do sistema para arcar com as despesas advindas, pois as desonerações, perdões e parcelamentos de dívidas e inúmeras outras medidas adotadas pelo Governo Federal evidenciam a existência de fundos”.

E conclui: “  Além de numerosos, somos também força econômica, política e eleitoral. Pessoas experientes, que podem influir – com certeza – nos resultados da próxima eleição”. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Motociclista morre em colisão com motorista alcoolizado em Guarujá

O motorista do outro carro era um comerciante, de 44 anos, e estava alcoolizado, conforme apontou teste do etilômetro

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter