Aposentados da Valec recebem atrasados

Pagamento começou ontem e refere-se ao reajuste de 6,49% de complementação desde maio de 2013

Comentar
Compartilhar
14 JAN 201411h27

Os aposentados e pensionistas da Valec — empresa sucessora da extinta RFFSA — estão recebendo desde ontem os valores atrasados referentes ao reajuste de 6,49% concedido em maio do ano passado.

“Os inativos têm direito ao recebimento aos sete meses de atraso, o que corresponde a aproximadamente metade do salário mensal de quem tem direito à complementação à conta da União — leis 8.196/91 e 10.478/2002) — explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo, Eluiz Alves de Matos.

“Esses valores atrasados chegam em boa hora, pois o início de cada ano, tradicionalmente, aposentados e pensionistas têm novos compromissos financeiros para cumprir”, disse.

Já o diretor regional da entidade, Antonio Carlos Pascoal, entende que independentemente do reajuste e da imediata quitação, não haverá esmorecimento por parte do sindicato na formação de uma comissão para que a atual tabela salarial seja revista. “A entidade segue no firme propósito de acompanhar de perto cada negociação a fim de defender os direitos de nossos  representados na luta pela recomposição de suas perdas salariais”.