X

Sindical e Previdência

Ação sobre FGTS vale para todo País

Justiça do RS decide que ação civil pública movida pela Defensoria da União valerá para todo o País

Publicado em 07/02/2014 às 11:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Trabalhadores com carteira assinada de todo País vão ser beneficiados, caso a ação civil pública sobre as perdas do FGTS seja declarada procedente (vitoriosa) pela Justiça do Rio Grande do Sul.

A ação foi movida, na última segunda-feira, pela Defensoria Pública da União (DPU) para recuperar as perdas financeiras do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), e teve despacho inicial favorável (decisão preliminar) do juiz Bruno Brum Ribas, da 4ª Vara Federal de Porto Alegre (RS).

Com isso, a ação vai representar todos os trabalhadores brasileiros que têm direito à correção do saldo do FGTS desde 1999, quando a remuneração pela Taxa Referencial (TR) ficou abaixo da inflação.

No entendimento do magistrado gaúcho, a jurisprudência atual do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem se inclinado pela abrangência nacional das ações em que se discute, dano que ocorre em todo o território nacional. 

 Decisão preliminar da justiça gaúcha vai beneficiar milhões de trabalhadores em todo o País (Foto: Divulgação)

O juiz destaca que o próprio Tribunal Regional Federal da 4ª Região já admitiu essa possibilidade em alguns casos emblemáticos. Ele cita a ação que determinou à União a adoção de medidas que possibilitassem aos transexuais a realização, pelo SUS, de todos os procedimentos médicos necessários à cirurgia de transgenitalização.

A extensão nacional da ação civil é a primeira vitória da DPU e dos próprios trabalhadores na briga pela correção do FGTS. Evita que os núcleos da defensoria nos 27 estados sobrecarreguem o Judiciário com o mesmo pedido. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter