X

SAÚDE MENTAL

Você sabia? Clima frio pode provocar a sensação de depressão

Psicólogo explica como o inverno pode proporcionar o sentimento de tristeza em algumas pessoas

Da Reportagem

Publicado em 23/06/2022 às 18:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Algumas pessoas podem vivenciar a sensação de tristeza no inverno / Divulgação

Manhãs geladas costumam ser, para algumas pessoas, são difíceis por si só. Levantar da cama em dias frios parece exigir um esforço maior do que o comum e o desejo de ficar em repouso aumenta. A sensação de tristeza é recorrente quando as temperaturas abaixam e o fenômeno é denominado por especialistas como depressão sazonal de inverno ou transtorno afetivo sazonal (TAS). A experiência é comum em países de clima temperado, mas também pode ser vivenciada em regiões tropicais.

De acordo com o coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, professor Rogério Bosso, os principais fatores que provocam essa situação são a ausência de luz e o distanciamento social. "Uma onda gelada não pode ser considerada como causa isolada de um diagnóstico de depressão, porém, a tendência é que alguns escolham ficar mais em casa e tenham menos contato com o sol nesse período, o que pode agravar os sintomas de pessoas deprimidas ou provocar o quadro específico do TAS", enfatiza o acadêmico.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com longas frentes frias e céu nublado, é possível que haja aumento na produção de melatonina no organismo, hormônio que atua na indução do sono e mantém o padrão noturno de sonolência nas pessoas. A baixa luminosidade solar dificulta, também, a absorção da Vitamina D, relacionada ao combate de sintomas depressivos, além de diminuir os níveis de serotonina e de dopamina no corpo, neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade e capazes de regular as atividades cerebrais.

O paciente que sofre com o transtorno pode apresentar alterações de humor, insônia ou falta de sono durante o outono e o inverno, além de variações no apetite, fraqueza, irritabilidade e pouca motivação para atividades comuns da rotina doméstica ou do trabalho. Segundo a ONG Mental Health America, o quadro é mais comum em mulheres, que representam 4 a cada 5 diagnosticados, e em adultos entre 20 e 30 anos.

TRATAMENTO

Como explica o professor Rogério Bosso, o tratamento do transtorno afetivo sazonal deve ser realizado com a combinação entre psicoterapia e medicamentos. Adotar um estilo de vida saudável, com a prática de atividades físicas e boa alimentação, regula a produção hormonal no organismo e diminui as chances de desenvolver problemas emocionais. "Ao identificar os sintomas de depressão, tanto no contexto das temperaturas baixas quanto em estações quentes, o indicado é procurar por um profissional qualificado para o tratamento adequado", finalizar o coordenador.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter