X

Saúde

Vitamina D e a sua importância para o organismo

Ela é responsável pela saúde dos ossos, do metabolismo, do sistema imunológico e cardiovascular, dos músculos, além de regular a formação dos dentes

Da Reportagem

Publicado em 04/02/2019 às 22:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Vitamina D é a responsável por regular a formação dos dentes / Divulgação

A vitamina D é fundamental para o bom funcionamento do corpo.  Ela é responsável pela saúde dos ossos, do metabolismo, do sistema imunológico e cardiovascular, dos músculos, além de regular a formação dos dentes. O hormônio é produzido pelo corpo, e pode ser adquirido pela exposição solar diária (início da manhã ou final da tarde) e por meio dos alimentos. Entre eles: peixes gordurosos, cogumelos secos, óleo de fígado de bacalhau, leite e seus derivados, ovos, fígado bovino, e castanhas.

A falta de vitamina D pode causar a osteoporose (ossos frágeis), a perda da força muscular e fraturas espontâneas em adultos. Nas crianças, a deficiência compromete o crescimento e pode ocasionar a formação inadequada dos ossos e dos dentes.

“A vitamina D tem ligação direta com a absorção do cálcio, mineral extremamente importante para o organismo. Quando a pessoa possui deficiência desse hormônio, o nível de absorção do cálcio será pequeno, podendo acarretar em doenças como a osteoporose. O principal reservatório de cálcio em nosso organismo são os ossos”, enfatiza Érika Vassolér, dentista e consultora de higiene bucal da Condor.

Durante a gravidez é essencial redobrar a atenção com a alimentação. A formação dos dentes de leite acontece na fase intrauterina, e dos dentes permanentes ocorre ao longo dos primeiros anos de vida.  “É importante estar com o nível adequado de vitamina D para não prejudicar a saúde do bebê e garantir uma boa formação óssea e bucal”, pontua a dentista.

Uma dieta rica em alimentos com cálcio como: verduras escuras, leites e derivados, castanhas, e peixes (salmão, sardinha, atum), assim como os banhos de sol são fundamentais para a formação dos dentes. A carência da substância pode ocasionar a hipocalcemia (diminuição nos níveis de cálcio no sangue), afetando diretamente a formação do esmalte tanto dos dentes de leite quanto dos permanentes.

”O dente é formado por três camadas: esmalte dentário, dentina e polpa dentária. A falta de vitamina D causa a hipoplasia de esmalte, acarretando o tom esbranquiçado, a anatomia diferenciada em termos de estrutura do dente e ainda a má-formação da coroa dos dentes permanentes. A hipoplasia de esmalte pode surgir também por fatores sistêmicos, por problemas nutricionais, metabólicos e medicamentosos e ainda por conta de nascimento prematuro”, relata a dentista.

Segundo a especialista, não existe um índice mínimo de ingestão de cálcio. A quantidade varia de pessoa para pessoa. As consequências da má-formação são dentes menos resistentes, mais sensibilidade, alteração do osso que sustenta os dentes e esmalte defeituoso. Em casos de acúmulo de placa bacteriana as crianças podem sofrer de forma mais intensa os danos causados pela cárie.  Já em pacientes idosos a carência de vitamina D pode prejudicar a osteointegração de implantes, reflexo de falhas na etapa de calcificação.

A falta de cálcio causa danos permanentes durante a formação dos dentes. “Depois que a coroa dos dentes está formada é impossível reverter o processo. Por isso é preciso ficar atento aos níveis de vitamina D no organismo. A boa notícia é que é possível realizar procedimentos para minimizar os problemas estéticos e de saúde como tratamentos de microabrasão, facetas de porcelana ou lentes de contato, clareamento para hipoplasia e restaurações”, afirma a dentista.

Para saber como está o nível do nutriente no organismo é necessário realizar um exame de sangue. A falta da vitamina pode ser suplementada com a orientação médica. Em hipótese alguma deve ocorrer a automedicação. O uso indiscriminado e em excesso de suplementos para amenizar a ausência de vitamina D no organismo pode elevar a concentração de cálcio no sangue e provocar a calcificação de tecidos e afetar os rins.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos investe em drones de alta performance para o combate a dengue

Mais de 5 mil casos da doença já foram registrados na Baixada Santista neste ano

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter