X

Saúde

Verão exige cuidado extra com os olhos

Especialista alerta para precauções necessárias com os olhos em dias de sol e fala sobre riscos

Publicado em 24/12/2013 às 11:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Proteger a pele do sol já se transformou em hábito para muitos. Porém, o cuidado com os olhos ainda fica a desejar. Há pessoas que, para não ficarem com a marca dos óculos escuros no rosto, deixam de lado o acessório, que tem muito mais importância para a saúde ocular do que se pode imaginar.

Devido ao ângulo de inclinação da Terra, há um aumento na incidência dos raios ultravioleta durante o verão. Estudos apontam que os moradores de países próximos da linha do Equador, como o Brasil - região com maiores níveis de radiação solar -, desenvolvem mais problemas, como a catarata e a vista cansada, ambos favorecidos pelo exagero do sol sem proteção ocular.

O professor doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo, Marcello Colombo Barboza, alerta que a catarata, opacidade do cristalino – a lente natural do olho – pode ser acelerada com o excesso de raios ultra-violeta sobre os olhos. O tratamento da catarata se dá por meio de cirurgia.

“Pessoas com intensa exposição ao sol sem proteção têm 60% mais chance de ter catarata mais cedo, já que os raios ultravioleta em excesso aceleram o envelhecimento do cristalino”. O alerta vale para quem está na praia e na piscina, mas também para os que trabalham e praticam esporte ao ar livre.

Óculos de sol não servem apenas como um acessório, mas como proteção (Foto: Matheus Tagé/DL)

Danos comuns

Os danos mais comuns em curtos períodos de exposição são coceira, lacrimejamento, aversão à luz e inchaço nas pálpebras, sintomas que desaparecem em um ou dois dias de afastamento da luz solar.

A exposição crônica ao sol pode causar também pinguécula e pterígeo, que são elevações amareladas da conjuntiva, sendo que o segundo apresenta uma invasão sobre a córnea. Ambos, no entanto, são tratáveis e podem ser retirados. “Embora raras, lesões da conjuntiva relacionadas à exposição aos raios UV podem evoluir para tumores malignos, assim como ocorre com os melanomas na pele”, destaca o especialista.

A melhor forma de proteger os olhos é o uso dos óculos de sol combinado ao boné ou chapéu. Os óculos devem ser de qualidade e contar com lentes com proteção contra os raios ultravioleta (UVA e UVB). Elas são necessárias para filtrar os raios que a córnea (lente ocular com a função de focar as imagens na retina) não é capaz de absorver e filtrar. A capacidade de proteção deve ser informada através de adesivo afixado aos óculos ou em livreto com informações técnicas sobre o produto.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter