Vacinação contra HPV prossegue até dia 10 em Bertioga

A vacina é indicada para meninas com idade entre 09 e 13 anos e está sendo aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, no período das 8h30 às 16 horas

Comentar
Compartilhar
30 MAR 201512h12

Até o próximo dia 10 prossegue a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A vacina é indicada para meninas com idade entre 09 e 13 anos e está sendo aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, no período das 8h30 às 16 horas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é imunizar 1430 meninas, na faixa etária entre 09 e 11 anos, até 10 de abril. Já as meninas de 12 e 13 anos que não completaram o esquema na última campanha, devem procurar as UBSs para tomar a segunda dose. Vale ressaltar que as meninas nessa faixa etária devem tomar as duas doses da vacina com intervalo de seis meses. A terceira, de reforço, deve ser aplicada cinco anos após a primeira.

A vacina foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014, quando a faixa etária compreendia as meninas que estavam entre 11 e 13 anos. No entanto, neste ano, as doses passaram a ser disponibilizadas para as que têm entre 09 e 11 anos. Já em 2016 vão começar a serem imunizadas as que completam 09 anos.

Até o próximo dia 10 prossegue a campanha de vacinação contra o HPV (Foto: Divulgação

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Segundo pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras.

Confira as UBSs que estão imunizando as meninas em Bertioga:

UBS Jardim Vicente de Carvalho - Rua Epiphânio Baptista, 637 - Jardim Vicente Carvalho
UBS Vista Linda – Rua José Carlos Pace, s/nº - Vista Linda
UBS Indaiá – Rua São Francisco do Sul, s/nº - Indaiá
UBS Boracéia - Rua Mário Schemberg, s/nº - Boracéia
UBS Central - Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº, Maitinga