Vacinação contra HPV já imunizou 3,6 mil meninas em Praia Grande

A dose ajuda a proteger contra o câncer de colo de útero, uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil

Comentar
Compartilhar
28 MAR 201418h13

Praia Grande vacinou 3.600 meninas de 11 a 13 anos contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) durante as duas primeiras semanas (de 10 a 14 de março) da campanha, organizada pelo Ministério da Saúde. A ação seguirá até 10 de abril. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade.

A dose ajuda a proteger contra o câncer de colo de útero, uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil, de acordo com dados do Governo Federal. Os trabalhos no Município serão desenvolvidos pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Sesap.

A Sesap organizou um cronograma específico para a vacinação. A definição de locais e datas levou em conta questões relacionadas à logística dos trabalhos. As escolas municipais e estaduais recebem visitas de equipes de imunização. As doses também são disponibilizadas nas unidades de saúde municipais.

Em Praia Grande, de acordo com estimativa da Sesap, o público alvo totaliza 7.204 meninas que estão dentro da faixa etária determinada. Em comunicado aos órgãos de saúde de todo o País, o Ministério da Saúde destacou que a idade entre 11 e 13 anos foi escolhida porque neste período a produção de anticorpos contra o HPV tem maior eficácia.

Planejamento

A dose contra o HPV será aplicada em três fases. A primeira aplicação ocorrerá até 10 de abril, a segunda, seis meses após o início dos trabalhos e a terceira, cinco anos depois. Em 2015, meninas de 9 a 11 anos serão o foco principal. A partir de 2016, a ação estará restrita apenas às jovens de 9 anos.
Prevenção – Ao longo dos últimos anos, o Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites da Sesap tem desenvolvido atividades contínuas de prevenção, orientação e informação sobre doenças sexualmente transmissíveis. As campanhas em Praia Grande atingem pessoas de todas as faixas etárias, desde os jovens até a melhor idade.

Praia Grande vacinou 3.600 meninas de 11 a 13 anos contra o HPV (Foto: Agência Brasil)

Confira o cronograma de vacinação em Praia Grande para os próximos dias:

Segunda-feira (31)
Local: E. M. Sebastião Tavares de Oliveira
Usafa responsável: Tupiry
Período: vespertino

Terça-feira (1)
Local: E. M. Ronaldo Sérgio Alves Ramos
Usafa responsável: Sítio do Campo
Período: matutino e vespertino

Quarta-feira (2)
Local: E. E. Professora Magali Alonso
Usafa responsável: Tupiry
Período: vespertino

Quinta-feira (3)
Local: E. M. Lions Club Ocian
Usafa responsável: Ocian
Período: matutino

Sexta-feira (4)
Local: E. E. Marlene Leite da Silva
Usafa responsável: Ocian
Período: matutino