X

Saúde

Uvebs inicia estratégia para garantir tratamento à endometriose na Região

Estima-se que cerca de 50 mil mulheres tenham a doença na Baixada Santista

Da Reportagem

Publicado em 24/09/2021 às 19:50

Atualizado em 24/09/2021 às 20:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O tratamento de referência em endometriose é realizado apenas no Hospital dos Estivadores, em Santos / Divulgação

A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) vai dar início a uma série de ações e tratativas com a finalidade de garantir conscientização e tratamento às mulheres que sofrem com endometriose na Região. Estima-se que cerca de 50 mil mulheres tenham a doença na Baixada Santista. As estratégias foram definidas em Audiência Pública Metropolitana, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 24, na Câmara Municipal de Santos, conduzida pela vice-presidente do colegiado, vereadora Audrey Kleys (PP).

Atualmente, o tratamento de referência é realizado apenas no Hospital dos Estivadores, em Santos. Do total de atendimentos, 60% é reservado às mulheres do município e os outros 40% são destinados às moradoras das outras oito cidades da Região. Segundo a vereadora, a oferta é pequena em relação à demanda, por isso, é necessário padronizar o sistema, levando essa referência também aos outros municípios.

Para isso, parlamentares irão apresentar, nas câmaras, requerimentos e projetos de lei de maneira integrada, com a finalidade não somente de sugerir melhorias, mas também de mapear as reais necessidades relacionadas à endometriose em suas cidades. "Não há um número oficial de casos. Apenas uma estimativa. Por isso este trabalho de conscientização, junto à atenção básica para a notificação correta de casos, é importante", ressaltou. "Disponibilizei ainda, cópia da Lei aprovada em Santos, de minha autoria, para que os vereadores apresentem em seus respectivos municípios, sobre capacitação e tratamento da endometriose, para assim, fortalecermos a causa em âmbito regional".

Além das articulações nos legislativos, a estratégia conta ainda com reunião, envolvendo o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, e representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS), para a troca de experiências visando estimular a implantação do modelo de Santos nas demais cidades. Além desta, estão na pauta, encontros dos vereadores com a DRS e com a Sociedade Brasileira de Ginecologia, buscando fomentar a discussão e dinamizar o acesso à informação sobre a endometriose. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp: https://bit.ly/diariodolitoral
Mantenha-se bem informado.

UVEBS

Criada em 2010 para congregar os vereadores das nove cidades da Baixada Santista — Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, Santos, São Vicente — a União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) representa os 136 vereadores, que atuam pela Região — localizada no Litoral de São Paulo — com mais de 1,8 milhão de habitantes.

O grupo visa fortalecer os municípios de forma metropolitana e trazer soluções a questões comuns às cidades, por meio de interlocução política, inclusive com outros entes dos poderes Estadual e Federal.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Guarujá quer mudar as duas entradas da cidade, diz secretário

Adilson de Jesus deu entrevista exclusiva ao Diário na manhã desta segunda (18)

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter