X

Saúde

Uvebs inicia estratégia para garantir tratamento à endometriose na Região

Estima-se que cerca de 50 mil mulheres tenham a doença na Baixada Santista

Da Reportagem

Publicado em 24/09/2021 às 19:50

Atualizado em 24/09/2021 às 20:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O tratamento de referência em endometriose é realizado apenas no Hospital dos Estivadores, em Santos / Divulgação

A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) vai dar início a uma série de ações e tratativas com a finalidade de garantir conscientização e tratamento às mulheres que sofrem com endometriose na Região. Estima-se que cerca de 50 mil mulheres tenham a doença na Baixada Santista. As estratégias foram definidas em Audiência Pública Metropolitana, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 24, na Câmara Municipal de Santos, conduzida pela vice-presidente do colegiado, vereadora Audrey Kleys (PP).

Atualmente, o tratamento de referência é realizado apenas no Hospital dos Estivadores, em Santos. Do total de atendimentos, 60% é reservado às mulheres do município e os outros 40% são destinados às moradoras das outras oito cidades da Região. Segundo a vereadora, a oferta é pequena em relação à demanda, por isso, é necessário padronizar o sistema, levando essa referência também aos outros municípios.

Para isso, parlamentares irão apresentar, nas câmaras, requerimentos e projetos de lei de maneira integrada, com a finalidade não somente de sugerir melhorias, mas também de mapear as reais necessidades relacionadas à endometriose em suas cidades. "Não há um número oficial de casos. Apenas uma estimativa. Por isso este trabalho de conscientização, junto à atenção básica para a notificação correta de casos, é importante", ressaltou. "Disponibilizei ainda, cópia da Lei aprovada em Santos, de minha autoria, para que os vereadores apresentem em seus respectivos municípios, sobre capacitação e tratamento da endometriose, para assim, fortalecermos a causa em âmbito regional".

Além das articulações nos legislativos, a estratégia conta ainda com reunião, envolvendo o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, e representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS), para a troca de experiências visando estimular a implantação do modelo de Santos nas demais cidades. Além desta, estão na pauta, encontros dos vereadores com a DRS e com a Sociedade Brasileira de Ginecologia, buscando fomentar a discussão e dinamizar o acesso à informação sobre a endometriose. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp: https://bit.ly/diariodolitoral
Mantenha-se bem informado.

UVEBS

Criada em 2010 para congregar os vereadores das nove cidades da Baixada Santista — Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, Santos, São Vicente — a União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) representa os 136 vereadores, que atuam pela Região — localizada no Litoral de São Paulo — com mais de 1,8 milhão de habitantes.

O grupo visa fortalecer os municípios de forma metropolitana e trazer soluções a questões comuns às cidades, por meio de interlocução política, inclusive com outros entes dos poderes Estadual e Federal.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter