X

Saúde

Uma forcinha para a imunidade contra a Covid-19

A infusão de plasma sanguíneo de pessoas que já tiveram a Covid-19 é uma das terapias em estudo para ajudar a recuperação de quem está na fase crítica da doença

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 13/08/2020 às 08:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O tratamento já foi usado na década de 1930 para tratamento de outras doenças causadas por vírus, como o sarampo e a catapora / ational Cancer Institute/Unsplash

Por Vanessa Zampronho

A expressão "dar uma força" faz bastante sentido para uma terapia contra o coronavírus. O plasma sanguíneo de pessoas que se recuperaram da Covid-19 está sendo utilizado em um tratamento experimental. Esse plasma tem os anticorpos que vão ajudar o sistema imunológico dos doentes internados a combater o coronavírus. Mas, o que é o plasma?

"O sangue tem as células de defesa, que são os glóbulos brancos, tem os glóbulos vermelhos, e a parte líquida é o plasma, com as proteínas e anticorpos, cuja finalidade é defender contra infecções", explica a médica hematololgista Carolina Bub, do banco de sangue do hospital Albert Einstein, uma das instituições que fazem parte deste estudo. Há duas pesquisas em andamento: uma que avalia a segurança deste tratamento, feita pelo Einstein e o hospital Sírio-Libanês, e outra, que estuda sua eficiência, realizada por estes hospitais e a USP de São Paulo, Ribeirão Preto e a Unicamp.

Esse tratamento não é uma novidade: ele já foi usado na década de 1930 para tratamento de outras doenças causadas por vírus, como o sarampo e a catapora. Como os anticorpos ficam no plasma, nada mais justo que utilizá-lo para dar uma forcinha no tratamento de doentes graves. O estudo só deve ser finalizado depois que os pesquisadores analisarem os resultados de 60 pacientes da primeira pesquisa e 120 da segunda - e não são todos os doentes que podem participar.

"A pessoa tem que ter um parâmetro de necessidade de oxigênio. Nos exames, se ela apresenta um grau de deficiência de oxigênio, significa que o pulmão está comprometido, e pode ser incluída no estudo", explica Bub. Depois de aprovado, é examinado o tipo sanguíneo (pode ser A, B, AB ou O) do paciente, e o plasma do doador é avaliado para fazer o teste de compatibilidade com o paciente, para evitar alergias.

Além disso, o tratamento com plasma já é uma rotina dos bancos de sangue. "Tenho alguns pacientes que precisam tomar plasma com frequência. Se esse tratamento realmente for eficaz contra a Covid-19, enxergamos que seja algo acessível para que os bancos de sangue produzam", conta. Mas é algo que não pode ser reproduzido em larga escala, até porque nem todo mundo que teve a doença pode doar seu plasma para fazer parte do estudo.

No Einstein, o paciente deve apresentar o resultado do feito o exame RT-PCR (o que é feito com coleta de material do nariz e garganta) que ateste que ela teve a doença para participar", explica. A médica conta que os doadores são os que tiveram a doença no grau mais leve e se trataram em casa, mas houve um caso especial.

"Tivemos um paciente que ficou internado, precisou ficar com oxigênio, e mesmo assim ele fez questão de doar o plasma. Enxergamos muita gratidão pela oportunidade de querer participar, acreditar que de alguma maneira estão fazendo parte da busca de uma alternativa terapêutica".

Se você teve Covid-19 e quer ajudar, entre em contato com o Einstein através do telefone (11) 2151-0457 ou no e-mail [email protected], para receber orientações e participar de uma triagem.

Imunização ativa x passiva
Vacinas são compostas por vírus ou bactérias inativados (ou parte deles), que são inoculados no organismo, para que ele desenvolva anticorpos contra a doença. Assim, quando o corpo for, de fato, exposto a estes agentes infecciosos, ele saberá como agir. Essa é a imunização ativa. Já a terapia com plasma de pessoas recuperadas da Covid-19 trabalha de outra forma, fornecendo anticorpos para pacientes com a forma grave da doença, cuja imunidade está debilitada. É a imunização passiva, quando a pessoa recebe os anticorpos que vão reforçar as defesas do organismo - e ajudar na recuperação. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter