X

Saúde

Uma entre 4 crianças em idade escolar tem problemas de visão que afetam aprendizado

Os oftalmologistas explicam que as ocorrências mais comuns na infância são os erros refracionais, como miopia e astigmatismo, facilmente corrigidos com a prescrição de óculos

Publicado em 04/02/2014 às 14:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além de providenciar a matrícula na escola e o material escolar, nesta época do ano os pais devem agendar uma consulta no oftalmologista para os filhos em idade escolar. Segundo estudos, de cada 4 crianças em idade escolar uma tem problemas na visão que, se não tratados, podem afetar o aprendizado, a personalidade e o comportamento na escola.

Os oftalmologistas explicam que as ocorrências mais comuns na infância são os erros refracionais (miopia, astigmatismo e hipermetropia), facilmente corrigidos com a prescrição de óculos. “Geralmente, os pequenos dão sinais de que não estão enxergando bem. Cabe aos pais, avós e professores ficarem atentos e tomarem as providências, que começam com uma visita ao oftalmologista”, explica o professor doutor em Oftalmologia, Marcello Colombo Barboza, diretor do Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos.

Alguns dos sinais que indicam que as crianças estão com dificuldade para ver são: sentar sempre muito perto da tevê ou levar o livro muito próximo do rosto, perder-se na leitura ou usar o dedo como guia para ler, apertar os olhos ou erguer a cabeça para ver melhor, esfregar os olhos com freqüência e queixar-se constantemente de dor de cabeça e olhos cansados.

Também merecem atenção sintomas como: sensibilidade à luz ou lacrimejamento excessivo, fechar um olho para ler, ver tevê ou enxergar melhor, evitar atividades que exigem a visão de perto como, ler, fazer a lição de casa e usar o computador; ou ainda as que exigem a visão de longe, como a prática de esportes e outras atividades de lazer.

Outro sinal importante de problemas de visão nas crianças é a queda no desempenho escolar e das notas. "Às vezes, a dificuldade do aprendizado vem da dificuldade de enxergar bem”, alerta o especialista.

Além de providenciar a matrícula na escola e o material escolar, nesta época do ano os pais devem agendar uma consulta no oftalmologista para os filhos em idade escolar (Foto: Divulgação)

O ideal é que a criança em idade escolar consulte o oftalmologista antes de entrar na escola, e, depois, a cada dois anos, se ela não tem problema de visão. Se tiver, ela deve ver o especialista anualmente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter