X

Saúde

Tontura e enjoo durante as viagens podem ser sinais de cinetose

A cinetose é uma disfunção do sistema vestibular, que se manifesta quando o corpo está parado e o entorno está em movimento

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 09/01/2014 às 19:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Férias, malas prontas e pé na estrada. Este ritual de final de ano, sinônimo de prazer para muitas pessoas, pode ser um tormento para quem sofre de cinetose. Conhecida também como o "mal do movimento", a cinetose é uma disfunção do sistema vestibular (conjunto de órgãos do ouvido e cérebro responsável pela manutenção do equilíbrio), que se manifesta quando o corpo está parado e o entorno está em movimento ou o inverso, como em viagens de carro, ônibus, barco ou avião. O conflito de informações entre o labirinto, que sente o movimento, e a visão, que acredita que o corpo está inerte, causa náuseas, vômitos, sudorese, palidez e desconforto físico.

Para amenizar o mal-estar durante as viagens, o otorrinolaringologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Eduardo Bogaz, explica abaixo como reconhecer os sintomas, qual é o tratamento indicado para a disfunção do sistema vestibular e as medidas paliativas adotadas por quem sofre de cinetose. Confira!

Sintomas

Os sintomas da cinetose aparecem ainda na primeira década de vida. Além do mal-estar sentido durante as viagens, é comum a criança ter vertigem paroxística da infância (crise rápida de vertigem que acomete crianças saudáveis) e enxaqueca, como distúrbios associados. "Se não tratada, a disfunção do sistema vestibular pode acompanhar a pessoa por toda a vida", explica.

A cinetose é uma disfunção do sistema vestibular (Foto: Divulgação)

Tratamento

Embora haja uma alta incidência de casos, a cinetose é, raramente, tratada. "A reabilitação vestibular é feita por meio do treinamento com realidade virtual e conta com o acompanhamento de um fonoaudiólogo. Porém, infelizmente, ainda são poucos os pacientes que recebem o diagnóstico e procuram pelo tratamento. O mais comum é, ao longo da vida, a pessoa se acostumar com a condição e se adaptar", revela.

Medidas paliativas

Entre as medidas paliativas adotadas por quem sofre de cinetose, estão a ingestão de medicamento antiemético (para prevenir a tontura e a náusea), antes da viagem, sob prescrição médica, evitar olhar objetos ou situações em movimento, como a paisagem na estrada, e ventilar o local, abrindo as janelas do carro, por exemplo. "Essas ações auxiliam a prevenir a crise, mas não tratam o problema. O labirinto de quem tem este tipo de disfunção do sistema vestibular é mais sensível e, dependendo dos hábitos de vida e condições de saúde da pessoa, pode vir a desenvolver alguma labirintopatia no futuro, como a labirintite", alerta.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter