X

Saúde

Tá estressado? Aprenda 5 hábitos de autocuidado para viver melhor

Segundo levantamento, 72% da população brasileira economicamente ativa sofre de estresse

Da Reportagem

Publicado em 22/09/2021 às 21:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Alguns hábitos de autocuidado vão ajudar a reduzir o estresse / Divulgação

A cabeça não para de doer, o cabelo cai em excesso, as alergias são frequentes, a musculatura vive tensa e o coração parece bater no ritmo de uma escola de samba apressada. Se você se identificou com um – ou todos – esses sintomas físicos, são grandes as chances de estar convivendo com o estresse, uma realidade para cerca de 90% da população global, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com a extensão da pandemia do novo coronavírus, o Dia Mundial de Combate ao Estresse, neste 23 de setembro, serve de alerta para uma prática que pode ajudar a mudar esse quadro: o autocuidado.

Os dados preocupam também no Brasil, onde pelo menos 72% da população economicamente ativa sofre de estresse, conforme levantamento da Isma-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil) feito em 2018 e publicado em 2019 (o mais recente).

Somados aos sinais do corpo, os sintomas psicológicos – como ansiedade, irritação, dificuldade de concentração e preocupação em excesso – transformam tarefas corriqueiras em verdadeiros desafios, prejudicando do trabalho à vida pessoal.

O estresse é uma resposta normal do organismo a uma situação de ameaça, como se estivesse numa luta para fugir do que o faz sentir assim. O problema é quando esse estado se prolonga, com a pessoa constantemente estressada e, por consequência, corpo e mente vivendo nessa batalha sem fim.

Além de buscar ajuda médica e psicológica, se necessário, quem apresenta o estresse crônico deve se permitir alguns hábitos de autocuidado, ou seja, priorizar o próprio bem-estar em benefício de uma melhor qualidade de vida.

A esteticista e especialista em bem-estar Marcia Campos, idealizadora do SPA Márcia Campos, em Santos, lembra que a pandemia contribuiu para que o autocuidado ocupasse o último lugar na lista de prioridades de muitas pessoas. Porém, até mesmo para enfrentarmos os desafios deste "novo normal", pequenos gestos podem fazer uma enorme diferença e ajudam a afastar o estresse nosso de todo dia.

Ela cita 5 hábitos de autocuidado que vão transformar a sua vida para melhor:

  • Energize seu corpo praticando uma caminhada, levando o cachorro pra passear ou brincando com os filhos ao ar livre.
  • Prepare um banho especial, toque uma playlist relaxante, acenda uma vela perfumada e, depois, capriche na hidratação da pele.
  • Dê mais atenção à sua rotina de sono: faça um chá de camomila, desligue os eletrônicos e se deite um pouco mais cedo.
  • Beba água: seu corpo todo, principalmente sua pele, irá agradecer!
  • Permita-se fazer pequenas pausas durante o dia, respire profundamente e solte o ar lentamente, percebendo a respiração e deixando a tensão ir embora.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp: https://bit.ly/diariodolitoral
Mantenha-se bem informado.

Em sua rotina de atendimentos no SPA, Márcia perdeu as contas de quantos clientes atendeu com sintomas de dores musculares e demais desconfortos decorrentes do estresse. Nesses casos, as massagens relaxantes e terapêutica trazem o alívio para o corpo e ajudam a acalmar a mente. "Temos clientes que dormem durante a massagem, de tão relaxados que ficam. Antes, a maioria vinha por preocupações estéticas. Agora, a grande motivação é cuidar do bem-estar, se sentir bem por completo", analisa a profissional.

A mudança de perfil é tão evidente que o SPA tem sido escolhido para celebrar aniversários, recebendo mães e filhas, amigas e casais. Com ocupação restrita e reduzida, a Festa no SPA inclui uma série de procedimentos, com massagens corporais e faciais, tratamentos especiais, lanchinho caprichado e, pra finalizar, um relaxante banho no ofurô.

"As pessoas entenderam, com a pandemia e seus reflexos, que investir em bem-estar é primordial. Presentear com um Day SPA tem sido cada vez mais comum, é aquele presente que sempre agrada!", confessa ela.

Para conhecer mais sobre os serviços oferecidos pelo SPA Márcia Campos, acesse o site do espaço.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter